Free cookie consent management tool by TermsFeed
Horários de Visitas
Ouvidoria
Contate-nos

Imprensa

Hospital Regional São Paulo realizou capacitação para prevenção de lesões por pressão

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 


A Comissão de Curativos do Hospital Regional São Paulo (HRSP) realizou na última semana de dezembro, uma importante capacitação voltada para os profissionais de enfermagem. O tema do evento foi "Mude de lado e evite a pressão". O objetivo da ação foi fornecer conhecimentos para as equipes de enfermagem sobre a mudança de decúbito e descompressão óssea dos pacientes no leito, visando a prevenção de lesões por pressão.
A iniciativa foi motivada pelo Dia Mundial de Prevenção de Lesão por Pressão, comemorado na terceira quinta-feira do mês de novembro. A enfermeira Natana Barretta, Coordenadora da Comissão de Curativos do HRSP, destaca a importância da capacitação diante do impacto negativo que as lesões por pressão podem causar, resultando em alterações, sofrimento e comprometimento da qualidade de vida dos pacientes.
Segundo Natana, a lesão por pressão é definida como um dano localizado na pele, podendo ocorrer devido à pressão ou fricção em uma superfície. Geralmente, essas lesões ocorrem sobre proeminências ósseas ou estão relacionadas a dispositivos médicos ou outros objetos. “O evento buscou sensibilizar e capacitar as equipes de enfermagem para identificar, prevenir e tratar essas lesões de maneira eficaz. É fundamental compreender que as lesões por pressão podem ser evitáveis com medidas adequadas, especialmente através do reposicionamento do corpo para aliviar pontos de pressão", enfatiza a enfermeira.
Os integrantes da Comissão de Curativos do HRSP destacam que mesmo diante das limitações de movimentação, as pessoas necessitam de auxílio para realizar a mudança de decúbito. “A frequência desse reposicionamento deve ser ajustada de acordo com as condições de saúde de cada indivíduo, podendo ser necessária a cada duas horas ou com maior frequência, dependendo da necessidade individual,” afirma Natana.
A Comissão de Curativos do HRSP ressalta que o Hospital Regional São Paulo trabalha para promoção da saúde e a prevenção de danos aos pacientes, proporcionando treinamentos e capacitações que contribuem para a excelência no cuidado oferecido pela instituição. A Comissão atua ativamente para manter as equipes atualizadas e conscientes sobre práticas essenciais para o bem-estar dos pacientes.
logo_footer.png
Rua Celestino do Nascimento, N. 373
Xanxerê - SC | CEP: 89820-000
+55 049 3441-7777
falecom@hrsp.com.br

Diretor Técnico Responsável:
Dr. Mário A. Marques
CRM/SC 7544 | RQE 2866
© Copyright 2024 Hospital Regional São Paulo. Todos os direitos reservados.