Free cookie consent management tool by TermsFeed
Horários de Visitas
Ouvidoria
Contate-nos

Imprensa

Números comprovam a excelência do Hospital Regional São Paulo como Centro de Referência em Cardiologia

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

O HRSP recebeu homenagem da Câmara de Vereadores de Xanxerê pela habilitação do Estado

No início de novembro o Hospital Regional São Paulo (HRSP) foi agraciado pela Câmara de Vereadores de Xanxerê em reconhecimento às conquistas significativas na área de cardiologia. A instituição, que já se destaca como Centro de Referência em Cardiologia, recebeu um Moção de Aplausos durante uma sessão que reuniu autoridades locais, profissionais da saúde e membros da comunidade.
Em maio deste ano, o HRSP recebeu a habilitação do Ministério da Saúde como Unidade de Assistência em Alta Complexidade Cardiovascular. Esse reconhecimento abrange os serviços de cirurgia cardiovascular e procedimentos endovasculares extracardíacos. A conquista foi reforçada em agosto, quando a instituição também foi habilitada pela Secretaria de Estado da Saúde como Centro de Referência em Alta Complexidade Cardiovascular.
Essa última habilitação coloca o Hospital Regional São Paulo como o primeiro hospital do grande Oeste a receber tal distinção, garantindo um avanço significativo na oferta de procedimentos cardiológicos na região. Anteriormente, os pacientes precisavam se deslocar até o Instituto de Cardiologia, localizado na grande Florianópolis, para realizar determinados procedimentos, mas agora esses serviços estão disponíveis em Xanxerê.

Cardiologia do HRSP
O HRSP é referência em alta complexidade de cardiologia para todo o grande Oeste catarinense – atendendo 85 municípios da região e abrangendo aproximadamente 900 mil pessoas.
Os números impressionantes de atendimentos em cardiologia refletem o impacto positivo dessas habilitações. De janeiro até 16 de novembro deste ano, o HRSP realizou 1.094 procedimentos cirúrgicos cardiovasculares e 2.149 procedimentos de Hemodinâmica, consolidando-se como um centro de excelência nesses serviços.
Além disso, os exames cardiológicos também tiveram um aumento expressivo, totalizando 2.377 até o mês de novembro. No ambulatório de cardiologia, foram realizadas 5.935 consultas até agosto, considerando o sistema quadrimestral de contagem. Em 2022 foram atendidos no ambulatório de cardiologia 10.026 pacientes; estiveram internados 2.388 pacientes cardiológicos; foram realizados 2.3458 ecocardiogramas e 1.884 cateterismos.

Excelência
Dr. Leonardo Lacava Lopes, Cirurgião Cardíaco, avalia: “É com muita satisfação que recebo a notícia deste reconhecimento da Câmara de Vereadores de Xanxerê aos serviços prestados pelo HRSP. Sobretudo, porque os números realmente são muito significativos. Particularmente, quando iniciei minha colaboração nesta instituição, cito 2007, vivenciávamos uma situação totalmente diferente na assistência às doenças cardiovasculares nesta região. A população tinha uma demanda reprimida devido à dificuldade de acesso ao recurso, o qual, somente a capital do Estado oferecia. Assim, desde então, viemos trabalhando junto ao HRSP na assistência total aos pacientes cardiopatas da região Oeste de Santa Catarina, e hoje, podemos dizer que podemos oferecer a quase totalidade dos tratamentos para adultos com doença do coração. Caminhamos para mais ampliações e o credenciamento em transplante cardíaco, com fé em Deus, gestão e trabalho técnico e administrativo de excelência, esperamos poder oferecer ainda mais resolubilidade para o nossos pacientes,” afirma o Cirurgião Cardíaco.

Moção de Aplausos
A Vereadora Poliane Aparecida da Silva foi proponente da Moção de Aplausos, que foi aprovada por unanimidade pelos vereadores de Xanxerê. Em sua justificativa, a vereadora destacou o papel crucial do HRSP na promoção da saúde cardiovascular na região, enaltecendo o comprometimento da equipe e a qualidade dos serviços prestados.
A vereadora proponente da moção destacou: “É um privilégio para mim poder fazer essa singela homenagem ao Hospital Regional São Paulo, diante do respaldo que a unidade obteve se tornando um Centro de Referência em Cardiologia. É o mínimo que eu, na condição de vereadora, poderia fazer neste momento. Precisamos olhar para o nosso hospital, não só pela porta da emergência, mas ir muito além disso e perceber que ele oferece um atendimento de qualidade,” enfatizou Poliane Aparecida da Silva.
O reconhecimento da Câmara de Vereadores reforça não apenas as conquistas do Hospital Regional São Paulo, mas também ressalta a importância de investimentos e avanços na área de cardiologia, proporcionando um impacto positivo direto na vida dos pacientes da região. O HRSP, agora reconhecido como um polo de referência em cardiologia, continua a desempenhar um papel fundamental na promoção da saúde e no atendimento de alta qualidade à comunidade de Xanxerê e regiões circunvizinhas.
A Diretora Geral do HRSP, Irmã Neusa Lúcio Luiz, destacou gratidão pelo reconhecimento: “Nossa gratidão à vereadora Poliane e a toda Câmara de Vereadores de Xanxerê pela moção de aplausos ao nosso hospital. É um importante reconhecimento a todos os profissionais e colaboradores que fazem parte dessa instituição. Nesses últimos anos, o hospital cresceu em todos os sentidos, especialmente nos serviços de alta complexidade em cardiologia, que tanto bem faz à toda população do grande Oeste Catarinense. Nos orgulhamos em fazer parte dessa história! Receber esse reconhecimento das lideranças de nosso município nos motiva ainda mais em nossa missão a Serviço da Vida!,” afirmou a Diretora.
Fábio Lunkes, Diretor Administrativo do HRSP, agradeceu pelo reconhecimento da Câmara de Vereadores de Xanxerê, por meio da vereadora Poliane e demais vereadores, uma vez que a votação foi unânime pela aprovação. “Ficamos muito contentes com esse reconhecimento pelo trabalho, dedicação, esforço e empenho de todos os colaboradores, médicos e demais profissionais que atuam no hospital. A gente só tem a agradecer a todos, principalmente aos vereadores que aprovaram esse reconhecimento. Vamos continuar sempre desenvolvendo as atividades e ofertando serviços com qualidade para toda a nossa população,” finalizou o Diretor.
logo_footer.png
Rua Celestino do Nascimento, N. 373
Xanxerê - SC | CEP: 89820-000
+55 049 3441-7777
falecom@hrsp.com.br

Diretor Técnico Responsável:
Dr. Mário A. Marques
CRM/SC 7544 | RQE 2866
© Copyright 2024 Hospital Regional São Paulo. Todos os direitos reservados.