Free cookie consent management tool by TermsFeed
Horários de Visitas
Ouvidoria
Contate-nos

Imprensa

Na Colômbia, direção do HRSP troca experiências sobre gestão hospitalar

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

 

 

A Diretora Geral do Hospital Regional São Paulo (HRSP), Ir. Neusa Lucio Luiz e o Diretor Administrativo do HRSP, Fábio Lunkes estiveram na Colômbia no mês de maio. A viagem ocorreu a convite da direção dos hospitais Clínica La Assuncion, de Barranquilla e Clínica Madre Bernarda, de Cartagena. Acompanharam a viagem, a Diretora Administrativa do Hospital Santa Isabel, de Gaurama/ RS – que também é a atual vice-diretora do HRSP, Ir. Leoni Lorenzetti; e o Assessor Jurídico da ASSEC (Associação Educacional e Caritativa), Olmir Dearli. Entre os dias 10 e 20 de maio, a comitiva também fez uma peregrinação ao Santuário Madre Bernarda.

            O roteiro iniciou por Barranquilla - cidade localizada no norte do país, perto do mar das Caraíbas. A localidade tem cerca de dois milhões de habitantes, sendo atualmente uma das cidades mais populosas da Colômbia. Naquela cidade está a Clínica La Asuncion (www.clinicalaasuncion.com) - hospital de propriedade e administrado pelas Irmãs Franciscanas Missionárias de Maria Auxiliadora, mesma congregação que administra o HRSP.

No dia 11 de maio o grupo esteve reunido com a direção, médicos, gerências e coordenadores de setores da Clínica La Assuncion. Na apresentação, os profissionais falaram sobre a missão realizada e a realidade de saúde daquele país. Os Diretores do HRSP apresentaram um vídeo institucional do hospital, falaram sobre o trabalho realizado e também a realidade da saúde no Brasil, principalmente o atendimento aos usuários do SUS (Sistema Único de Saúde). Ir. Leoni também explanou sobre a missão realizada no Hospital Santa Isabel, de Gaurama e do Residencial Madre Bernarda – que faz atendimento a pessoas idosas.

Profissionais colombianos questionaram os diretores do HRSP sobre a forma de gestão, estratégias, protocolos, desafios enfrentados, atendimentos realizados à população, projetos de humanização e a Casa de Acolhida Santa Bernarda - que atende familiares de pacientes que se encontram internados nas UTIs do HRSP. Após a roda de conversa, a equipe do Brasil teve a oportunidade de conhecer todos os setores e serviços realizados no hospital Barranquilla, o qual também é referência em Cardiologia, Neurologia e demais especialidades. No dia 12, a comitiva participou de uma missa de ação de graças pelo dia da enfermagem.

Em Cartagena, o grupo visitou a Clínica Madre Bernarda (www.clinicamadrebernarda.com), o Santuário, o Museu histórico de Santa Maria Bernarda e o Colégio Biffi. No hospital, a equipe do Brasil, teve oportunidade de compartilhar experiências com as Irmãs e equipe administrativa. “Na visita, tivemos o prazer de se encontrar pessoalmente com a Dra. Mirna Jazmine - médica que foi agraciada com o milagre que levou Madre Bernarda a Santidade,” explica Ir. Neusa. (www.eltiempo.com/archivo/documento/CMS-4314865).

“No Santuário e Museu histórico Madre Bernarda, fomos recebidos com muita alegria e com o coração repleto de gratidão. Lá, agradecemos pelas graças e forças recebidas. Nos últimos dois anos o HRSP passou por várias provações e muitas dificuldades, porém a oração constante e a fé em Santa Maria Bernarda, ajudaram as direções do hospital e da ASSEC, fortaleceram a seriedade, a boa gestão e a transparência que acontece em nosso hospital. O assessor jurídico da ASSEC, Sr. Olmir Decarli, foi o primeiro a agradecer pelas graças, pois nunca duvidou do compromisso e seriedade da direção do HRSP,” contou Ir. Neusa.

Ainda em Cartagena o grupo visitou as Irmãs que trabalham no Colégio Biffi, (https://colbifficartagena.edu.co/es/quienes-somos/) e as demais residências das Irmãs que lá vivem. “Acompanhados pelas Irmãs, visitamos vários lugares turísticos e históricos. Já em Medellin, houve um momento de encontro e partilha com as Irmãs das fraternidades próximas a Sede daquela Região Missionária. Mais uma vez, a pedido das Irmãs, apresentamos a missão realizada nos dois hospitais administrados pela ASSEC aqui no Brasil,” relatou Ir. Neusa. Na ocasião, o assessor jurídico Olmir Decarli enfatizou o privilégio de visitar as instituições, a congregação na Colômbia e vivenciar de perto a fé e a missão de Santa Maria Bernarda.

Na cidade de Bogotá, o grupo visitou as Irmãs do Governo Geral da Congregação, onde também tiveram oportunidade de conversar sobre a realidade, missão e superações das dificuldades enfrentas pelos hospitais no Brasil, principalmente após Pandemia da Covid-19 e outras dificuldades superadas no HRSP. “Por convite e acompanhamento das Irmãs, a equipe teve oportunidade de visitar a Catedral de Sal de Zipaquirá, Montserrat Bogotá, Museu de Ouro e Museu de Esmeraldas. No último dia, culminando com o dia de Santa Maria Bernarda, além de participar da missa especial, com a presença das Irmãs, leigos Almaber pertencentes à Casa Geral, houve momento de confraternização e cultural, pois na Casa Geral, vivem Irmãs de diversos países onde a Congregação está presente,” explanou Ir. Neusa.

 

1.jpeg
2.jpeg
3.jpeg
4.jpeg
5.jpeg
9.jpeg
whatsapp-image-2022-06-07-at-20.36.58-2.jpeg
12.jpeg
81.jpeg
logo_footer.png
Rua Celestino do Nascimento, N. 373
Xanxerê - SC | CEP: 89820-000
+55 049 3441-7777
falecom@hrsp.com.br

Diretor Técnico Responsável:
Dr. Mário A. Marques
CRM/SC 7544 | RQE 2866
© Copyright 2024 Hospital Regional São Paulo. Todos os direitos reservados.