Free cookie consent management tool by TermsFeed
Horários de Visitas
Ouvidoria
Contate-nos

Imprensa

Novembro Azul - HRSP alerta: Homens devem manter exames em dia

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

 

 

O mês de conscientização com relação a saúde do homem está terminando, no entanto, as ações de prevenção devem ser mantidas. O alerta é do Hospital Regional São Paulo (HRSP). Durante o mês da campanha Novembro Azul – os homens que fazem parte do quadro de colaboradores do HRSP, foram convidados a fazerem o PSA gratuitamente. Além disso, informações foram difundidas internamente, através das redes sociais e a fachada do HRSP ganhou iluminação azul. 

O câncer de próstata também foi assunto de um podcast produzido pelo HRSP. O entrevistado foi o médico Urologista, Dr. André Lunkes. O especialista alertou que o câncer de próstata é o segundo tumor mais comum entre os homens (só perde para o câncer de pele) e é o segundo tumor que mais mata. Estatísticas mostram que um em cada sete homens, irá padecer da doença. A cada oito minutos, um caso novo é diagnosticado no Brasil e a cada 40 minutos, um homem morre da doença. Mas, a boa notícia é que esse é o tipo de câncer mais curável, desde que o diagnóstico aconteça de maneira precoce.

Dr. André Lunkes explicou que a próstata é uma glândula do sistema reprodutor masculino, com “a função de produzir o fluído que protege e nutre os espermatozoides no sêmen, tornando-o mais líquido e em condições de fecundar o óvulo feminino. A próstata tem o tamanho de uma noz, mais ou menos um peso de 20 a 30g. Ela fica localizada logo abaixo da nossa bexiga, ou seja, se ela crescer por algum motivo, ela pode trazer dificuldade para urinar dentre outros sintomas,” esclareceu.

Conforme o especialista os exames básicos para rastreio do câncer de próstata são o PSA (antígeno prostático específico) e o toque retal. “É importantíssimo que os homens façam os dois exames e não apenas o exame de sangue. O que a maioria das pessoas não sabe, é que em 20% das vezes, o homem pode ter o câncer e o PSA estar normal. Um em cada cinco homens que vai ter o câncer de próstata, não vão ter o PSA aumentado, ou seja, vai ter o exame de sangue normal. Por isso, exame de toque retal é tão importante. Em poucos segundos conseguimos avaliar a consistência da próstata, se há algum nódulo suspeito e outras alterações que complementam o PSA. Caso haja alguma suspeita, buscamos exames mais avançados, como ressonância ou procedimentos de biópsia,” enfatizou o médico.

Um dos objetivos da campanha Novembro Azul é exterminar com o preconceito. O médico analisou: “Infelizmente a gente vê que ainda há muito preconceito. Mas a conscientização é o caminho. Um simples exame - de alguns segundos e que não é doloroso - pode mudar o destino de uma pessoa, pode salvar uma vida, mudar o destino de um pai de família, de um avô... Homens, não podemos deixar nossa vida e nossa saúde de lado, por preconceito.”

Para prevenir problemas de próstata, o Urologista recomendou que os homens mantenham um estilo de vida saudável. “Se alimentar de forma adequada; reduzir o stress; quem está acima do peso, procurar auxílio profissional para voltar ao seu peso ideal; evitar o tabagismo; evitar o excesso de bebidas alcoólicas; procurar manter um sono adequado, dormir bem é muito importante; e praticar atividades físicas regularmente.”

logo_footer.png
Rua Celestino do Nascimento, N. 373
Xanxerê - SC | CEP: 89820-000
+55 049 3441-7777
falecom@hrsp.com.br

Diretor Técnico Responsável:
Dr. Mário A. Marques
CRM/SC 7544 | RQE 2866
© Copyright 2024 Hospital Regional São Paulo. Todos os direitos reservados.