Free cookie consent management tool by TermsFeed
Horários de Visitas
Ouvidoria
Contate-nos

Imprensa

Da Domesticação à Terapia: o uso de cães para fins terapêuticos é tema de palestra em Congresso

Avaliação do Usuário: 5 / 5

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 
Já está tudo preparado para o I Congresso Brasileiro de Intervenção Assistida por Cães, que ocorre no dia 23 de outubro, em Xanxerê, com palestrantes confirmados e inscrições em andamento. O evento inicia às 8 horas e vai trazer como palestra principal, que será ministrada às 19 horas, a discussão sobre o uso de cães para fins terapêuticos. A palestra será ministrada por Fernanda Dagmar Martins Krug, que é médica veterinária, especialista em Intervenções Assistidas por Animais, mestre em Ciências/Área de Sanidade Animal, e atualmente doutoranda pelo programa de Pós-Graduação em Veterinária pela Universidade Federal de Pelotas/RS.

A palestrante vai ressaltar os benefícios das intervenções e como elas iniciaram, além de relatar a própria experiência como residente do Programa de Residência Multiprofissional na área de Intervenções Mediadas por Animais.  Ela integrou o projeto Pet Terapia, que é um projeto de extensão, ensino e pesquisa da Universidade Federal de Pelotas, que atua desde 2006 com intervenções mediadas por animais em diversas instituições da cidade e região.

 
whatsapp-image-2019-09-30-at-19.28.36.jpeg
Fernanda é autora de diversos artigos acadêmicos com estudos e pesquisas sobre a Intervenção Assistida por Animais, que é um método que utiliza os animais como mediadores de um processo terapêutico. A palestrante defende que essa prática pode ser utilizada em diversos públicos como estratégia na promoção do cuidado com a vida e/ou como facilitador da relação do educador e aluno.   

“É muito importante a presença dos cães, não só na saúde, mas também na área da educação. Durante a residência na área eu consegui quantificar os benefícios das intervenções e avaliar esses benefícios junto aos assistidos e pacientes. Na área da saúde, o bem-estar dos internados era visível, a simples presença dos cães já fazia o paciente se sentir mais leve e tornava o ambiente hospitalar mais humanizado e alegre. Naquele momento o paciente esquecia que estava internado e interagia com o cão. E o benefício também se estendia aos acompanhantes”, adianta Fernanda.

A palestra de Fernanda Dagmar Martins Krug vai encerrar as atividades do I Congresso Brasileiro de Intervenção Assistida por Cães. Ao longo do dia palestras, mesa de discussão, oficina e relatos de experiências serão ofertados aos participantes. As inscrições estão abertas e disponíveis na página principal do site www.hrsp.com.br  e custam R$ 50,00. Lá também é possível encontrar a programação completa do evento.

“Eu achei maravilhosa a iniciativa do congresso. A área das intervenções está crescendo muito aqui no Brasil, é um tema extremamente atual e muito interessante. Cada vez mais esse assunto está despertando o interesse dos profissionais a atuarem com Intervenções Assistidas por Animais. O congresso é uma ótima oportunidade de aprendizado e, principalmente, de troca de experiências entre os profissionais”, finaliza a palestrante.

O I Congresso Brasileiro de Intervenção Assistida por Cães é promovido pelo Hospital Regional São Paulo e Corpo de Bombeiros de Xanxerê, em parceria com a Unoesc, além do apoio do Center Hotel.
logo_footer.png
Rua Celestino do Nascimento, N. 373
Xanxerê - SC | CEP: 89820-000
+55 049 3441-7777
falecom@hrsp.com.br

Diretor Técnico Responsável:
Dr. Mário A. Marques
CRM/SC 7544 | RQE 2866
© Copyright 2024 Hospital Regional São Paulo. Todos os direitos reservados.