Horários de Visitas
Ouvidoria
Contate-nos

Imprensa

Voluntários ofereceram dia de terapias completares para profissionais do HRSP

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

 

            Promover o bem-estar e a qualidade de vida dos colaboradores do Hospital Regional São Paulo (HRSP). Esse foi o objetivo de uma ação que aconteceu no hospital na última sexta-feira (21). O Grupo de Humanização e a Comissão de Educação Permanente do HRSP, convidaram terapeutas para realizarem ações no hospital. Voluntariamente os profissionais ofereceram sessões de massoterapia, reiki, cone hindu, ariculoterapia e oficina coletiva de autoconhecimento. A ação será repetida nesta sexta-feira (28).

As atividades com os terapeutas voluntários aconteceram em espaços do ambulatório de traumas, de especialidades e no auditório do hospital. Conforme a Coordenadora do Grupo de Humanização do HRSP, Suellienn Centenaro, a atividade foi recebida com muito entusiasmo pela equipe do hospital. “Muitos colaboradores relataram que nunca tinham feito essas terapias, por falta de tempo ou oportunidade. Para a próxima sexta-feira (28), os horários para as terapias, já estão todos agendados. Agradecemos imensamente todos os terapeutas que se disponibilizaram voluntariamente em doar tempo e conhecimento aos trabalhadores do hospital,” agradece Suellienn.

            Camila Rampanelli ofereceu sessões de Cone Hindu (também conhecido como Cone Chinês). “Levar o Cone para esses profissionais é uma forma de retribuir, de se doar e cuidar de quem tanto faz pela gente. Uma experiência para mim marcante e que foi muito além das expectativas. Tudo organizado e preparado com muito cuidado e respeito a cada um. Que essa integração traga ainda muitas outras oportunidades. Imensa gratidão a todos”, declarou a terapeuta.

            Lygia Modesti ofereceu sessões de auriculoterapia. “A ação foi inovadora na região e inclusiva. Percebi os colaboradores se sentindo acolhidos e cuidados. Se sentindo inclusos no processo de cuidado. E isso é fundamental para uma equipe engajada e pronta para exercer o cuidado em todas as áreas,” afirmou.

            A terapeuta Daiane Pavi atuou com sessões de Reiki. “Sinto profunda gratidão. Poder proporcionar um breve momento de cuidado, paz e conforto a pessoas que cuidam de tantas outras, é maravilhoso. Afinal quem cuida, merece ser cuidado e este é o meu propósito como Terapeuta Integrativa, como técnica em Enfermagem e como ser humano. Espero que este momento perdure, afinal cuidar e estar a serviço da vida, certamente é o propósito deste projeto.”

            A terapeuta Carla Manfro promoveu uma roda de conversa com os colaboradores. Os participantes foram instigados à falar sobre mudanças de posturas e os sentimentos vivenciados durante o período de pandemia. “Um olhar para a vida e para o valor da vida. Assim eu defino essa ação aos profissionais do HRSP. Poder contribuir com o meu trabalho, de forma pontual e essencial, me deixa feliz e honrada. Poder levar um toque especial e um novo olhar para a vida a esses profissionais que estão a serviço da vida, dá ainda mais sentido o meu propósito e eu agradeço imensamente por ter aprendido com eles também sobre o quanto somos pequenos diante da imensidão da vida. Muito obrigada pela oportunidade,” finalizou Carla Manfro.

A empresa Mais Cursos participou da ação oferecendo sessões de massatorapia e auriculoterapia para os colaboradores do HRSP. A Gestora de Ensino, Gisely Antunes Dall´Igna, avalia: “Para nós, conseguir incluir o estudante em ações que envolvem as práticas do curso que ele está realizando, é mais que uma oportunidade de ajudar. É a comprovação para o aluno de que ele está no caminho certo, que é realmente no que deseja trabalhar. Entendemos que o voluntariado deveria ser uma matéria escolar, seria tão gostoso como educação física. Percebo que as pessoas em geral, gostam muito de ajudar, mas muitas vezes não sabem como ou onde começar. Conectando com o Janeiro Branco, ser voluntário uma vez por semana, ou por mês, não vai resolver todos os nossos problemas, mas por experiência própria, os tornará menores,” finaliza Gisely.

 

Mais depoimentos de voluntários

“Ir fazer auriculoterapia ou massagem no hospital é com dizer obrigada para pessoas que vivem em servir o próximo, trabalhar o dia todo e no final se sentir feliz,” disse a voluntária da Mais Cursos, Tatiane Ribeiro.

“Eu, como estudante do curso Técnico de Enfermagem, me sinto privilegiada em poder fazer parte desse projeto que o HRSP nos proporcionou, nem que seja por algumas horas. É um ato de amor ao próximo e dedicação ao que eu escolhi fazer com amor. O trabalho em equipe de quem se doa para fazer esse tipo de trabalho, também é fundamental para um resultado  gratificante. Espero poder fazer parte de muitos trabalhos como esse. Me sinto realizada em poder ajudar. Gratidão!”, afirmou a Técnica em Enfermagem da Mais Cursos, Nayara kuczkowski Fagundes.

“Como estudante de Técnico de Enfermagem, e já atuante em trabalhos voluntários, vejo ainda mais com essa oportunidade, que o HRSP nos proporcionou, o quanto é importante e significativo dedicar um tempinho, por menor que seja ele dos nossos dias, à outras pessoas, que por vezes não conseguem ter a oportunidade de poder praticar algumas dessas terapias oferecidas pelo projeto. E mais do que as terapias, somente o fato da pessoa sair um pouco da sua zona de trabalho, que por muitas vezes é estressante, cansativo e poder falar com outras pessoas, fora do seu convívio diário e de trabalho... Onde pode ser uma maneira daquela pessoa estar se sentido acolhida e importante. Sendo ouvida e tratada com carinho e amor, para que se sinta assim, mais leve e mais disposta para que continue desempenhando suas funções com mais produtividade. Com certeza, ser voluntário é um ato de amor e dedicação ao próximo. É doar um pouco de mim para outras pessoas, sabendo que isso faz tão bem para mim, quanto para quem está recebendo,” disse a Técnica de Enfermagem Priscila Ballerini.

2.jpg
4.jpg
23.jpeg
24.jpeg
12.jpg
23.jpeg
16.jpg
dsc_0264.jpg
dsc_0281.jpg
logo_footer.png
Rua Celestino do Nascimento, N. 373
Xanxerê - SC | CEP: 89820-000
+55 049 3441-7777
falecom@hrsp.com.br

Diretor Técnico Responsável:
Dr. Mário A. Marques
CRM/SC 7544 | RQE 2866
© Copyright 2022 Hospital Regional São Paulo. Todos os direitos reservados.