Free cookie consent management tool by TermsFeed
Horários de Visitas
Ouvidoria
Contate-nos

Imprensa

Novembro Roxo - UTI Neonatal do HRSP mantem método canguru como indispensável no desenvolvimento dos bebês prematuros

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

 

        João Gabriel nasceu no dia 13 de setembro, com 31 semanas e precisou ficar internado na UTI Neonatal do Hospital Regional São Paulo (HRSP). A mãe, Patrícia Cândido (22), passa os dias no hospital, acompanhando todo o desenvolvimento o bebê. Ela sabe da importância do método canguru, porque já passou por isso. O primeiro filho, Josué, também nasceu prematuro - com 32 semanas. O menino que esteve internado por 21 dias na UTI Neonatal, hoje está com um ano e 10 meses. Josué e agora o irmão João Gabriel, são exemplos de como o método canguru contribui no desenvolvimento de bebês prematuros.

            O mês de novembro é reconhecido pela campanha Novembro Roxo, que visa promover o reconhecimento da prematuridade e o método canguru, é uma das ações que contribui nesse processo. O método proporciona um momento emocionante para as mães, mas ainda mais importante para os bebês. Desde junho de 2015 a UTI Neonatal do HRSP, realiza o projeto método canguru, onde os bebês são colocados em contato pele a pele com a mãe. A iniciativa, preconizada pelo Ministério da Saúde, objetiva o contato precoce entre a mãe e o recém-nascido, melhorando o vínculo afetivo e fortalecendo estratégias de intervenção biopsicossocial.

Conforme a enfermeira Thayline Cardoso, o método canguru é um momento prazeroso, onde a mãe acolhe o filho no peito. A posição ajuda a melhorar o desenvolvimento neurológico e neurocomportamental dos bebês e ainda contribui para estimular o aleitamento materno. “O método só oferece benefícios. O bebê se sente mais seguro e confortável, sentindo o cheiro e ouvindo a voz da mãe, além disso, esse vínculo afetivo estimula a liberação de ocitocina - hormônio responsável pela produção leite. Outra vantagem, é que devido a aplicação do método, as mães de prematuros, acomodadas em alojamento no hospital, têm livre acesso à UTI Neonatal do HRSP,” explica a enfermeira.

 “Temos um acompanhamento muito bom aqui no hospital. O canguru é muito bom. É só colocar o bebê no peito e ele mama. Agradeço as enfermeiras e a Deus por cuidarem super bem do meu bebê e por me orientarem,” afirma a mãe Patrícia Cândido.

 

1.jpg
logo_footer.png
Rua Celestino do Nascimento, N. 373
Xanxerê - SC | CEP: 89820-000
+55 049 3441-7777
falecom@hrsp.com.br

Diretor Técnico Responsável:
Dr. Mário A. Marques
CRM/SC 7544 | RQE 2866
© Copyright 2024 Hospital Regional São Paulo. Todos os direitos reservados.