Free cookie consent management tool by TermsFeed
Horários de Visitas
Ouvidoria
Contate-nos

Imprensa

Dia Nacional da Mamografia

Avaliação do Usuário: 5 / 5

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 

A data tem o objetivo de sensibilizar as mulheres sobre a importância da realização do exame

O dia 05 de fevereiro é o Dia Nacional da Mamografia. A data tem como objetivo chamar a atenção para a importância do exame na detecção de alterações nas mamas e foi instituída pela Lei nº 11.695/2.008. A intenção é sensibilizar as mulheres sobre a importância da realização do exame. O câncer de mama é uma das doenças que mais mata mulheres no Brasil e no mundo e a Mamografia é o método mais eficaz para detectar precocemente este câncer.

 De acordo com o médico ginecologista e obstetra, Cassio da Cruz, que atua no Hospital Regional São Paulo, de Xanxerê, o exame de mamografia é importante para o rastreamento e para detectar precocemente o Câncer de Mama. Ele comenta que o Ministério da Saúde orienta para que o exame seja realizado após os 50 anos, de 02 em 02 anos, até os 69 anos de idade.

 

Porém, ainda de acordo com o médico, a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo) orienta que a mamografia seja realizada ainda antes, a partir dos 40 anos. Sendo repetida anualmente, por toda a vida da paciente. Segundo ele, a justificativa é que nessa idade a incidência da doença sobe, em uma curva de crescimento, e é maior após os 50 anos de idade.

 

 “Tem pacientes com 29 anos ou 32 anos com Câncer de Mama? Tem. Mas não é estatisticamente ou epidemilogicamente significativo ao ponto de a Política Pública indicar a realização do exame mais cedo”, explicou o médico.  O ginecologista reforça a importância do autoexame e que as mulheres estejam atentas ao próprio corpo. “Recomenda-se para que as pacientes façam o autoexame, pois, muitas lesões suspeitas podem ser percebidas durante a realização dele”, esclareceu.

mamografia-11.jpg

Saiba mais

O HRSP dispõe de mamógrafo em seu Serviço de Imagem. No ano de 2020, mesmo com a pandemia, o serviço realizou 320 mamografias. No hospital são realizados exames SUS, convênio e particulares.
De acordo com o Ministério da Saúde, a Mamografia é uma radiografia das mamas feita por um equipamento de raios X chamado mamógrafo, capaz de identificar alterações suspeitas. É importante que as mulheres observem suas mamas sempre que se sentirem confortáveis para tal (seja no banho, no momento da troca de roupa ou em outra situação do cotidiano), sem técnica específica, valorizando a descoberta casual de pequenas alterações mamárias.
O Ministério da Saúde e o Instituto Nacional do Câncer (INCA) indicam que mulheres pertencentes a grupos com risco aumentado para desenvolvimento de Câncer de mama, façam mamografia anual a partir dos 35 anos de idade. São considerados grupos de risco:
• Mulheres com história familiar de pelo menos um parente de primeiro grau (mãe, irmã ou filha) com diagnóstico de câncer de mama, abaixo dos 50 anos de idade;
• Mulheres com história familiar de pelo menos um parente de primeiro grau (mãe, irmã ou filha) com diagnóstico de câncer de mama bilateral ou câncer de ovário, em qualquer faixa etária;
• Mulheres com história familiar de câncer de mama masculino.
mamografia-3.jpg

Câncer de Mama

O câncer de mama é a forma mais comum da doença informa a Organização Mundial de Saúde (OMS). Nas últimas duas décadas, o câncer de pulmão foi o mais comum no mundo, mas agora é o segundo na lista, atrás do câncer de mama e a frente do câncer colorretal. A OMS destaca que a obesidade em mulheres é um fator de risco comum ao câncer de mama, e está entre os fatores que levaram ao aumento de casos da doença.
De acordo com a OMS, com o crescimento da população global e o aumento da expectativa de vida, o câncer deverá se tornar mais comum, e deve chegar a 30 milhões de novos casos por ano em 2040. Em 2020, o número de casos registrados no mundo foi de 19, 3 milhões. No Brasil, o câncer de mama é o segundo mais comum em mulheres. Segundo estimativa da Fundação do Câncer, com base em dados do Sistema Único de Saúde (SUS), em 2020 houve uma redução de 84% no número de mamografias realizadas no país em comparação com 2019.
Quando descoberto em seu estágio inicial, o câncer de mama tem 90% de chance de cura. A mamografia é uma das formas mais eficazes para detectar a doença na fase inicial.
logo_footer.png
Rua Celestino do Nascimento, N. 373
Xanxerê - SC | CEP: 89820-000
+55 049 3441-7777
falecom@hrsp.com.br

Diretor Técnico Responsável:
Dr. Mário A. Marques
CRM/SC 7544 | RQE 2866
© Copyright 2024 Hospital Regional São Paulo. Todos os direitos reservados.