Free cookie consent management tool by TermsFeed
Horários de Visitas
Ouvidoria
Contate-nos

Imprensa

Hospital Regional São Paulo comemora 45 anos de inauguração

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 
Nesta sexta-feira (19) o Hospital Regional São Paulo (HRSP) comemora 45 anos de inauguração e serviços prestados à comunidade. Além do tradicional bolo de aniversário, a entidade abriu oficialmente uma exposição que mostra a evolução do hospital nessas quatro décadas e meia de existência. A exposição foi montada no auditório, mas deve se tornar itinerante nos próximos dias.

A confraternização de aniversário contou com a presença também de membro da Associação Educacional e Caritativa (ASSEC), que é a entidade mantenedora do HRSP. Além de comemorar a passagem da data, o momento objetivou motivar as equipes diante da missão do hospital de estar “A serviço da vida”. “Celebrar o aniversário do hospital, é uma ótima oportunidade de celebrar a vida das pessoas que fizeram e fazem parte desta bonita história. É uma ocasião de parar para relembrar a história, os fatos mais marcantes e as pessoas que dela fizeram e fazem parte. Um excelente momento de rever nossa missão, motivar as equipes para olhar com firmeza os valores que sustentam essa missão e olhar com firmeza para o futuro da instituição”, comentou a diretora geral, Ir. Neusa L. Luiz.

Já atuaram no HRSP ao longo destes 45 anos mais de 140 médicos no corpo clínico, além de aproximadamente 2,6 mil outros profissionais. Até junho deste ano de 2019, o hospital já realizou 300.906 internações; 921.195 atendimentos de emergência; 44.310 nascimentos; e 101.986 cirurgias. É um hospital importante para o Sistema de Saúde do Estado de Santa Catarina, com atendimentos para a população de todo o grande Oeste Catarinense, especialmente na alta complexidade em cardiologia.

“A palavra que vem em mente neste dia é de gratidão, a Deus e a tantas pessoas do passado e do presente desde as que sonharam este Hospital, tiveram a iniciativa e a coragem para concretizar esta obra. À todas as Irmãs Franciscanas que, motivadas pelo carisma franciscano e de Santa Maria Bernarda, deram o sim e abraçaram esta causa. A todos os colaboradores e profissionais que fazem de sua profissão uma missão, à todas pessoas que prestam seu serviço voluntário em prol dos pacientes e familiares, à comunidade que presta seu apoio, que reza e colabora com nosso hospital e, por fim, não podemos deixar de agradecer as lideranças políticas que acreditaram e acreditam em nossa instituição e colaboram para que possa cumprir seu objetivo e crescer para o bem de toda população que dependem dela”, complementa a diretora.

Participaram da solenidade colaboradores, voluntários do hospital, além da direção e membros da Associação Educacional e Caritativa (ASSEC), que é a entidade mantedora da instituição.  À tarde, uma missa foi celebrada no auditório da entidade, com o intuito de agradecer as conquistas dos últimos 45 anos. Participaram da celebração representantes de algumas famílias que fundaram o hospital. “Fico felicíssima de ver o quanto o hospital evoluiu, é a continuidade daquela ideia que meu pai e os outros fundadores, pessoas simples da comunidade, tiveram na época. Todos tiveram muita boa vontade e observaram a necessidade que havia na região. Acredito que onde eles estão, ficariam muito felizes de ver o quanto melhorou”, comenta Bernardete Michelin Machado, filha de um dos fundadores.
Missa Aniversário 45 anos
A exposição

A exposição foi pensada pelo Grupo de Humanização do HRSP, e organizada pelos setores de Imprensa e Arquivo e Estatística (Same), com o intuito de mostrar toda a evolução conquistada ao longo das quatro décadas e meia de atuação do hospital. Por meio de imagens há a demonstração de que o HRSP manteve ao longo dos anos uma constante busca por modernização, tanto na estrutura física e de equipamentos, quanto nas ações de atenção ao paciente e humanização.

Ao todo, são dez banners que apresentam fotos da década de 1970, ou os primeiros registros de setores do Hospital Regional São Paulo, e trazem comparações com a realidade de 2019. A ideia é tornar a exposição itinerante a partir de agosto, levando-a para órgão públicos e entidades.  
Aniversário 45 anos
A história

O Hospital Regional São Paulo surgiu pela iniciativa de um grupo da comunidade local chamado de “Sociedade São Paulo”, com o objetivo de construir um hospital para atender os habitantes da cidade de Xanxerê e região. A mobilização iniciou na década de 1960, mas a obra física só foi concluída em 1973. Como havia a necessidade de equipar o prédio e efetuar a contratação de funcionários e médicos, a Sociedade São Paulo decidiu efetuar a doação do Hospital para o Governo do Estado de Santa Catarina.

Foi então que o Estado procurou a Associação Educacional e Caritativa (ASSEC), entidade das Irmãs Franciscanas Missionárias de Maria Auxiliadora, para que assumisse a gestão do Hospital. O acordo entre o Governo do Estado e a ASSEC, foi firmado em 14 de dezembro de 1973, sendo que o Estado se comprometeu em disponibilizar os equipamentos básicos ao Hospital, para que então a gestão passasse a ser exercida pela associação.

O início do ano de 1974 foi marcado pelo trabalho intenso das Irmãs Franciscanas Missionárias de Maria Auxiliadora no Hospital Regional São Paulo, que cuidaram desde a limpeza do prédio, que estava fechado desde a conclusão da obra, até a montagem e organização de todos os equipamentos e materiais que seriam necessários para a abertura da instituição. O atendimento ao público iniciou no dia 22 de abril de 1974, porém, a inauguração oficial aconteceu somente em 19 de julho de 1974, por ocasião da visita do então governador Colombo Sales ao município de Xanxerê.

De abril a dezembro de 1974, naquele primeiro ano de atividade, o hospital efetuou mais de 1.700 atendimentos, incluindo cirurgias gerais, cirurgias pediátricas e cesarianas, casos de emergência, exames laboratoriais, exames de Raio X e atendimentos ambulatoriais. Estes números hoje parecem insignificantes, mas que 45 anos atrás representavam um grande diferencial na qualidade de vida dos habitantes de Xanxerê.
logo_footer.png
Rua Celestino do Nascimento, N. 373
Xanxerê - SC | CEP: 89820-000
+55 049 3441-7777
falecom@hrsp.com.br

Diretor Técnico Responsável:
Dr. Mário A. Marques
CRM/SC 7544 | RQE 2866
© Copyright 2024 Hospital Regional São Paulo. Todos os direitos reservados.