Horários de Visitas
Ouvidoria
Contate-nos

Imprensa

Diretora Geral do HRSP recebe homenagem em Abelardo Luz

Avaliação do Usuário

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 
Na última sexta-feira (15), a diretora geral do Hospital Regional São Paulo (HRSP), irmã Neusa Lúcio Luiz foi homenageada na Câmara de Vereadores de Abelardo Luz. Na oportunidade, em sessão solene, a religiosa recebeu o título de Cidadã Abelardense. Participaram da solenidade gestores do HRSP, Irmãs Franciscanas Missionárias de Maria Auxiliadora e familiares da homenageada.
A homenagem prestada pela Câmara, a Comenda Legislativa Municipal Arno de Andrade, foi indicação da vereadora Queila Baretta. Além da Irmã Neusa, outras dez pessoas foram homenageadas.

- Recebo com muita humildade porque tenho consciência que esse reconhecimento foi dirigido à minha pessoa, mas eu não consegui sozinha, porque temos uma equipe em todos os setores que estão sempre dando um suporte muito grande, começando pelas Irmãs Franciscanas, tem as pessoas da pastoral, a equipe paroquial muito atuante, o projeto Madre Bernarda, enfim, é a soma de muitas pessoas e acabamos tendo esse reconhecimento. Agradeço muito, estou muito feliz e agradeço a todos que estão sempre juntos comigo – destaca irmã Neusa.


Conheça o histórico da nossa diretora geral

Irmã Neusa é filha de pequenos agricultores do interior de Lindóia do Sul (SC). É a terceira dos cinco filhos do casal Eduardo Lucio Luiz e Irma Marasca Luiz. Desde pequena, sempre esteve muito envolvida com trabalhos na sua comunidade. Trabalhou com a família na roça até os 17 anos, quando se sentiu desafiada a realizar o sonho de seguir a vida religiosa consagrada.

Com o apoio da família, em abril de 1987, partiu para Chapecó onde foi acolhida pelas Irmãs Franciscanas Missionárias de Maria Auxiliadora. Lá iniciou seus estudos para a vida religiosa e deu continuidade aos estudos acadêmicos. Em 1991, fez sua primeira consagração. Continuou seus estudos em paralelo à missão e, em janeiro de 1994, fez sua consagração definitiva. Logo em seguida, foi destinada para colaborar na missão em Abelardo Luz e cursar faculdade de filosofia em Palmas (PR).

Sua chegada em Abelardo Luz foi em um período de muitas ocupações de terra, e juntamente com as demais irmãs e a equipe paroquial, trabalhou incansavelmente no cuidado com a saúde, campanhas de alimentos, roupas e sementes para fortalecer as famílias que aqui buscavam conquistar seu pedaço de chão. Aos poucos, as necessidades foram aumentando e irmã. Neusa, por fazer parte da coordenação do grupo de Justiça e Solidariedade dos Religiosos de Santa Catarina, conseguiu ajuda das irmãs de outras congregações para fortalecer toda missão, até que se firmou um grupo intercongregacional na sede do assentamento José Maria.

Em 2002, vendo a realidade de tantas crianças nas ruas pedindo esmolas, irmã Neusa com apoio do padre Genuíno, lideranças da comunidade e das entidades, organizou o Projeto Madre Bernarda, que até hoje continua atendendo crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. Durante este período, mais de 550 crianças foram atendidas no projeto, melhorando consideravelmente suas condições de vida.

Em 2004, irmã Neusa abraçou um novo desafio, assumindo a direção geral do Hospital Regional São Paulo, de Xanxerê, e continuando seus estudos agora na área de administração hospitalar. Optou para continuar residindo em Abelardo Luz, onde à noite e nos finais de semana pode continuar se dedicando aos trabalhos pastorais e sociais junto às comunidades da paróquia.

Veja algumas fotos da homenagem:

Homenagem Ir. Neusa - Cidadã Abelardense
logo_footer.png
Rua Celestino do Nascimento, N. 373
Xanxerê - SC | CEP: 89820-000
+55 049 3441-7777
falecom@hrsp.com.br

Diretor Técnico Responsável:
Dr. Mário A. Marques
CRM/SC 7544 | RQE 2866
© Copyright 2019 Hospital Regional São Paulo. Todos os direitos reservados.