Free cookie consent management tool by TermsFeed
Horários de Visitas
Ouvidoria
Contate-nos

Imprensa

Primeiro paciente confirmado com Covid-19 tem alta no HRSP

Avaliação do Usuário: 5 / 5

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 
Teve alta por volta 11 horas desta quarta-feira (06) o primeiro paciente confirmado com Covid-19 atendido pelo Hospital Regional São Paulo, de Xanxerê. Adão Paixão da Cruz, de 57 anos, passou 10 dias em tratamento no hospital, chegando a ficar seis dias na Unidade de Cuidados Intensivos (UTI) de Síndromes Respiratórias Agudas. Agora, o paciente, que reside em Faxinal dos Guedes, seguirá com acompanhamento em casa.

Ao falar sobre os dias de internação, Adão frisou sobre os sintomas causados pela doença, em especial a insuficiência respiratória. “Os primeiros dias foram complicados, eu sentia muita falta de ar. Ficava muito ansioso, pois sentava e não me sentia bem, deitava e também ficava ruim, parecia que nada ajudava. Um desconforto muito grande. Me mantive confiante, pedindo a Deus pela minha recuperação, pois tinha medo do que poderia acontecer. Hoje estou muito feliz de poder ir pra casa, senti muita falta da minha família”, conta Adão.

Conforme a médica Daiana Dambroso, que faz parte da equipe de atendimento ao Covid-19, o paciente deu entrada no HRSP com um quadro de insuficiência respiratória aguda, que é característico dos pacientes com a doença. “Ele tinha um quadro bem característico, com falta ar, febre, dores musculares e com um comprometimento de 75% do pulmão, conforme demonstrava a tomografia. Tratar foi um desafio para todos em razão de ser o nosso primeiro paciente dessa doença nova.  Os tratamentos seguiram os protocolos do Ministério da Saúde, sempre em discussão pela equipe de médicos do hospital e com outros profissionais que já passaram pela experiência. O paciente respondeu bem as medicações, saiu da UTI no sexto dia e seguiu em tratamento na enfermaria até hoje”, explica a médica.

Do hospital Adão foi encaminhado diretamente para a casa, onde a partir de agora segue em isolamento domiciliar. “Ele tem orientação de ficar as próximas 72 horas em casa, em isolamento. Na residência, os familiares também terão que tomar as precauções necessárias. A partir de agora o acompanhamento será realizado pela Vigilância Epidemiológica do município dele (Faxinal dos Guedes)”, complementa a médica.
Antes de sair do hospital, Adão ainda deixou uma mensagem para os moradores da região: “Levem a sério, a doença é séria. Sei de muitos amigos meus que antes da minha internação não levavam a sério e faziam piadas, mas não é uma brincadeira. Essa doença está aqui e eu acredito que quem não se cuidar vai passar pelas consequências como eu passei. Se cuidem”, alerta o paciente.  
alta-covid1.jpg
logo_footer.png
Rua Celestino do Nascimento, N. 373
Xanxerê - SC | CEP: 89820-000
+55 049 3441-7777
falecom@hrsp.com.br

Diretor Técnico Responsável:
Dr. Mário A. Marques
CRM/SC 7544 | RQE 2866
© Copyright 2024 Hospital Regional São Paulo. Todos os direitos reservados.