Horários de Visitas
Ouvidoria
Contate-nos
A Maternidade do Hospital Regional São Paulo oferece toda a estrutura necessária para o acompanhamento de gestantes, mães e recém-nascidos.  É composta por 16 leitos, sendo 12 para atendimentos SUS e 4 leitos para atendimentos privativos para clientes particulares. As unidades privativas são climatizadas e possuem, além de uma cama hospitalar para o conforto materno, um sofá cama para acompanhantes, cadeira de amamentação, frigobar e banheiros confortáveis.

Na Maternidade, a paciente tem à sua disposição uma equipe multidisciplinar altamente preparada para que a mãe se sinta segura e o bebê tenha um início de vida saudável. A equipe é composta por médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem, fisioterapeutas, nutricionistas, psicólogos, assistentes sociais, além de equipes de suporte como laboratório, higienização e manutenção.
Com o objetivo de estimular a amamentação, o HRSP desenvolve ações por meio da Comissão de Aleitamento Materno (CAM).  Para isso, as mães, além de permanecerem em período integral junto ao recém-nascido, recebem apoio e orientações sobre a importância do aleitamento desde as primeiras horas de vida do recém-nascido.

Complementam a estrutura física da Maternidade

Sala de Exames;

Sala de pré-parto humanizada;

Sala de parto;

UTI Neonatal com 10 leitos de unidade de terapia intensiva;

Alojamento conjunto Mãe e Bebê

Atento às melhores práticas assistenciais e com o intuito de estreitar o vínculo afetivo, estimular a amamentação, envolver os pais nos cuidados com o recém-nascido, a Maternidade do Hospital Regional São Paulo estimula o alojamento conjunto – modelo de atendimento preconizado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF).
Funciona da seguinte forma: logo após o parto, caso o recém-nascido e a mãe apresentem boas condições de saúde, eles serão levados para o mesmo quarto, onde poderão permanecer por toda a internação. Há o suporte da equipe multidisciplinar, para apoiar os pais.

Hospital Amigo da Criança

O Hospital Regional São Paulo também possui desde 2002 o título de “Hospital Amigo da Criança”.  O título é concedido pela Organização Mundial da Saúde e pelo UNICEF, para promover, proteger e apoiar o aleitamento materno. O objetivo é mobilizar os funcionários dos estabelecimentos de saúde para que mudem condutas e rotinas responsáveis pelos elevados índices de desmame precoce. Para isso, foram estabelecidos os Dez Passos para o Sucesso do Aleitamento Materno, que são seguidos pelo HRSP.

Dez Passos para o Sucesso do Aleitamento Materno

Image
01
Ter uma norma escrita sobre aleitamento materno, que deve ser rotineiramente transmitida a toda a equipe do serviço.
02
Treinar toda a equipe, capacitando-a para implementar essa norma.
03
Informar todas as gestantes atendidas sobre as vantagens e o manejo da amamentação.
04
Ajudar a mãe a iniciar a amamentação na primeira meia hora após o parto.
05
Mostrar às mães como amamentar e como manter a lactação, mesmo se vierem a ser separadas de seus filhos.
06
Não dar a recém-nascido nenhum outro alimento ou bebida além do leite materno, a não ser que tenha indicação clínica.
07
Praticar o alojamento conjunto – permitir que mães e bebês permaneçam juntos 24 horas por dia.
08
Encorajar a amamentação sob livre demanda..
10
Encorajar o estabelecimento de grupos de apoio à amamentação, para onde as mães devem ser encaminhadas por ocasião da alta hospitalar.

Encontros para Gestantes

Ser pai e mãe é um constante aprender. Durante a gestação sempre haverá dúvidas, questionamentos e uma incessante busca por respostas. Para auxiliar nesse momento tão importante, a Comissão de Aleitamento Materno (CAM), oportuniza às gestantes de toda a região o “Encontro de Gestantes”. O evento é gratuito e ocorre a cada dois meses, no auditório do hospital.  O encontro proporciona momentos para a gestante se familiarizar com o ambiente e tirar as dúvidas em relação ao nascimento do bebê.

Além disso, a paciente pode marcar uma visita e tem a oportunidade de conhecer toda a infraestrutura do local, além das normas e rotinas da Instituição. As visitas podem ser agendadas diretamente com a equipe de enfermagem do setor, pelo telefone (49) 3441- 7767.
logo_footer.png
Rua Celestino do Nascimento, N. 373
Xanxerê - SC | CEP: 89820-000
+55 049 3441-7777
falecom@hrsp.com.br

Diretor Técnico Responsável:
Dr. Mário A. Marques
CRM/SC 7544 | RQE 2866
© Copyright 2020 Hospital Regional São Paulo. Todos os direitos reservados.