Horários de Visitas
Ouvidoria
Contate-nos

UTI NEONATAL

A UTI Neonatal do HRSP tem infraestrutura com dez leitos e uma equipe multiprofissional especializada no atendimento de recém-nascidos de alto risco, gemelares ou que necessitam de cuidados especiais.

Contamos com projetos desenvolvidos para fornecer a melhor assistência, aliada ao suporte emocional aos pais A UTI Neonatal é reconhecida pelo modelo de atendimento humanizado.
Image

MÉTODO CANGURU

A UTI Neonatal do Hospital Regional São Paulo desenvolve com as mães e pais dos recém-nascidos o “Método Canguru”, que favorece o contato entre o bebê e os pais e auxilia na recuperação mais rápida da criança.

O nome teve origem pela semelhança como o canguru, que carrega o filhote. Nesta técnica, o bebê é colocado em contato pele a pele com a mãe ou o pai. O “Método Canguru” proporciona melhora nos batimentos cardíacos, no ritmo respiratório e ajuda a manter a temperatura corporal da criança, além de favorecer a amamentação e o vínculo familiar; 

A UTI Neonatal do HRSP proporciona

Acesso livre aos pais e incentivo a permanência no setor (UTI Neonatal) para contato direto com o bebê, por meio do Método Canguru;

Visitas de familiares na UTI Neonatal, em três horário pré-definidos: Das 9h30 às 10 horas; Das 15h30 às 16 horas; E das 20h30 às 21 horas. No caso de crianças menores de 12 anos, as visitas serão previamente avaliadas e agendadas pela equipe;

Equipe multidisciplinar, composta por médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, nutricionistas, farmacêutico, psicólogos, assistentes sociais, técnicos de Enfermagem, além de equipes de suporte como laboratório, higienização e manutenção.

Grupo de Artesanato para Mães e Pais da UTI Neonatal

Na UTI Neonatal do Hospital Regional São Paulo há também uma preocupação com o bem-estar dos pais dos bebês. Na rotina de uma Unidade de Terapia Intensiva costumam aparecer dias de desânimo e autoestima baixa para aquelas mães que tanto planejaram um momento diferente para o nascimento dos filhos. Acompanhar dias a fio os frágeis recém-nascidos muitas vezes gera ansiedade, por isso o HRSP desenvolve um projeto de artesanato com pais que estão acompanhando os bebês na UTI.
A intenção é fazer com que eles tenham um momento de descontração, para aliviar o estresse. As mães e pais têm garantido por lei o direito ao acompanhamento integral junto ao leito do bebê e muitos deles passam semanas dentro do hospital até que o filho tenha alta. Nesse período, uma vez por semana, voluntárias ministram aulas de artesanato no auditório do HRSP.
A ideia é proporcionar um espaço onde os pais possam diminuir a ansiedade, compartilhar experiências, dúvidas e angústias, além de confeccionar uma pequena lembrança do período em que estiveram no hospital acompanhando o tratamento dos filhos. Todo o material é fornecido de maneira gratuita aos participantes.
logo_footer.png
Rua Celestino do Nascimento, N. 373
Xanxerê - SC | CEP: 89820-000
+55 049 3441-7777
falecom@hrsp.com.br

Diretor Técnico Responsável:
Dr. Mário A. Marques
CRM/SC 7544 | RQE 2866
© Copyright 2019 Hospital Regional São Paulo. Todos os direitos reservados.