Terça, Outubro 24, 2017
   
Texto
Entrar
Enfermagem

Enfermagem


Palestras, apresentação de novos protocolos e de resultados de pesquisa interna sobre higienização das mãos, teatro e panfletagem externa marcaram as atividades da VI Semana de Controle de Infecção Hospitalar, que foi realizada durante esta semana no Hospital Regional São Paulo. O evento teve a organização da Serviço de Controle de Infecção Hospitalar e contou com a participação de colaboradores do HRSP, estudantes do curso técnico em enfermagem e acadêmicos de Enfermagem, que prestigiaram as atividades realizadas. Segundo Gerente de Enfermagem do HRSP, Fabiana Floriani, as atividades da VI Semana foram fundamentais para reforçar ainda mais a importância de ações seguras para garantir qualidade na assistência prestada aos pacientes. “A higienização das mãos é uma prática que vem sendo realizada desde 1845, quando Ignaz Philip Semmenweis, entendeu que essa simples técnica salvava vidas. Desde então, em todas as instituições de saúde e nas escolas formadoras de profissionais da área, esse assunto vem sendo insistentemente reforçado. Entendo que ações como as que foram realizadas durante esta semana, fortalecem ainda mais as atividades que são continuamente realizadas em nosso hospital pelo SCIH e nos fazem repensar nossas ações diárias e o cuidado que devemos ter ao atender os pacientes”, destaca. 

Profissionais de saúde do Hospital Regional São Paulo e dos municípios da região, participaram na tarde de ontem (11), de um encontro multiprofissional com mesa redonda, onde enfermeiros, médica e psicóloga palestraram sobre a atuação profissional durante a gestação, pré-parto, parto e pós-parto. O evento foi organizado pelo Grupo Condutor da Rede Cegonha da Região de Saúde de Xanxerê e realizado no auditório do HRSP. De acordo com a Gerente de Enfermagem do HRSP e membro do Grupo Condutor, Fabiana Floriani, o objetivo do encontro foi o de promover momentos de estudos e socializar experiências de boas práticas profissionais. “O encontro que foi idealizado pelo grupo condutor regional da rede cegonha teve o intuito de fomentar ainda mais a importância da abrangência dos componentes da rede. Conseguimos reunir profissionais que abordaram os componentes de pré-natal, pré-parto, parto e ainda o componente que é atendimento ao recém-nascido e puérpera. Observamos a grande importância que esses eventos trazem para nós como profissionais, nos desperta a buscar mais conhecimento e acreditar que é possível melhorar ainda mais o que já vem sendo feito”, comenta Fabiana.    

Profissionais de Enfermagem da nova gestão da Comissão de Ética permanecem no cargo até 2019

Aconteceu na manhã desta sexta-feira (22), a cerimônia de posse da nova Comissão de Ética da Enfermagem do Hospital Regional São Paulo – ASSEC de Xanxerê. O evento aconteceu no auditório do HRSP e contou com a participação dos novos integrantes da comissão, demais profissionais de enfermagem do HRSP e ainda integrantes do COREN – Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina.                       A Gerente de Enfermagem do HRSP, Fabiana Floriani destacou que o trabalho da Comissão de Ética da Enfermagem é fundamental, pois assegura a garantia da qualidade do atendimento aos pacientes e também a segurança no trabalho destes profissionais. “A ética na enfermagem é caracterizada pela sensibilidade, pelo equilíbrio, pelo amor, dedicação, participação e honestidade, que qualifica o fazer humano sugerindo que a prática deve ser sensível a determinados valores. Não basta ser excelente na prática assistencial se nós profissionais, não agirmos com empatia e humanização, respeitando a cada indivíduo que está sobre nossos cuidados, seus familiares e colegas de profissão. Manter uma comissão ativa fortalece o entendimento de tudo aquilo que é dever e direito dos profissionais da enfermagem. Agradeço a Diretora Geral Irmã Neusa e o Diretor administrativo Fábio Lunkes por todo o apoio”, ressalta.

A Coordenadora da Comissão de Ética do COREN Santa Catarina, Maria Do Carmo Vicensi ressalta que em tempos de crise política, ética e administrativa, ter profissionais que se voluntariam para prestar este serviço, é um gesto nobre.  Ela pontua ainda que a Comissão de Ética da Enfermagem tem a principal missão de orientar, sensibilizar apoiar os colaboradores da enfermagem, dentro da instituição. “A enfermagem representa a maior força de trabalho dentro dos profissionais de saúde. Eles convivem diariamente com o cuidado com a vida e com dilemas éticos, que necessitam conhecimento e discernimento para desempenhar suas funções. Desejamos muito sucesso e que seja um trabalho realizado sempre com amor e com a leveza que ele merece”, pontua.  

A Gerente de Enfermagem Fabiana Floriani e a Coordenadora de Enfermagem Maryellen Cazeraghi, do Hospital Regional São Paulo, palestraram durante a Semana de Enfermagem do SENAC Xanxerê, que foi realizada entre os dias 23 a 25 de maio. No primeiro dia, Maryellen palestrou sobre doação de órgãos e tecidos e no último dia da semana, a Gerente Fabiana palestrou sobre o perfil do profissional de enfermagem.  

Profissionais de Enfermagem do Hospital Regional São Paulo – ASSEC de Xanxerê, participaram na terça-feira (17), de uma palestra sobre acesso venoso e cuidados de enfermagem, que foi ministrada pelas enfermeiras Supervisoras do SCIH- Serviço de Controle de Infecção Hospitalar, Lisete Breier e Maiara Tosatti. A palestra foi realizada em dois momentos e contou com a participação de enfermeiros e técnicos de enfermagem e objetivou a revisão das práticas e dos conhecimentos de enfermagem.

Já nesta quarta-feira (18), uma homenagem aos profissionais marcou o encerramento da 41ª Semana de Enfermagem do HRSP. Cartas e vídeos dos familiares dos profissionais do HRSP foram exibidos, em um momento emocionante, que também contou com a apresentação do Grupo de Cantos Corações em Canto, formado por profissionais do hospital, que levou a homenagem em forma de músicas aos presentes.  

Página 1 de 17
Restaurar configuracao Padrao

Login Form