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Ter, 27 de Junho de 2017 09:58

Alimentos que ajudam a manter a saúde no inverno

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Você já deve ter lido em algum lugar aquele ditado que diz que “a defesa sempre é o melhor ataque”. O inverno é a estação do ano em que ficamos mais suscetível às infecções respiratórias e a alimentação desempenha papel muito importante na defesa do corpo, mantendo nossa imunidade. Para ficar com as defesas orgânicas em dia, certos alimentos, ricos em nutrientes e substâncias imunoestimulantes, devem fazer parte das refeições de quem quer manter a saúde.

A nutricionista do Hospital Regional São Paulo, Suellienn Centenaro, explica que se alimentar de forma correta ajuda a prevenir contra a ação de vírus e bactérias. “A alimentação é essencial para auxiliar na manutenção da nossa imunidade. Ingerir alimentos frescos como frutas, verduras e legumes e garantir uma boa hidratação com água e chás são medidas que contribuem para a proteção”, explica a nutricionista.

Principais alimentos que auxiliam na prevenção

Frutas ricas em Vitamina C são ótimas opções, pois aumentam a produção de glóbulos brancos, que são as células que fazem parte do sistema imunológico e que combatem doenças como a gripe.  A Vitamina C é encontrada em laranja, tangerina, maracujá, abacaxi, morango, acerola, limão, kiwi, melão, goiaba, caju, cereja fresca, pimentão e tomate.

O alho, usado por muitos como condimento no preparo das refeições, tem vantagens que vão além do sabor. A alicina, o principal composto ativo no alho, melhora a capacidade das células imunes para combater resfriados e a gripe.  O alho também contém compostos ativos que podem ajudar a reduzir o risco de infecção.

O gengibre é outro rico aliado nesse período frio. Conforme Suellienn, ele possui propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, expectorante e auxilia na diminuição da dor.

Quem gosta de iogurte pode ficar feliz com essa informação: ele contém probióticos, que são bactérias benéficas que fortalecem o sistema imunológico. Ou seja, iogurte ajuda a resistir a doenças. Sem contar no alto teor de cálcio, que melhora a saúde dos ossos e previne a osteoporose.

Por fim, o consumo de oleoginosas também é recomendado pela nutricionista. Castanhas, nozes e amendoim são alimentos ricos em selênio e vitamina E, que promovem ação protetora no organismo.

Outros fatores

Além de ingerir os alimentos corretos, o recomendado é manter uma rotina de exercícios físicos e evitar hábitos que podem diminuir a imunidade, como a ingestão de alimentos que contém muito açúcar e gorduras. Estar bem emocionalmente contribui. Por isso, procure sempre ter uma boa noite de sono e evitar o estresse.

Última modificação em Seg, 29 de Novembro de 1999 21:00
Cristine Maraga

Cristine Maraga

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