Segunda, Agosto 21, 2017
   
Texto
Entrar

Sobre o Hospital

HOSPITAL REGIONAL SÃO PAULO – ASSEC

“A serviço da vida”

“À serviço da vida” é o lema do HRSP de Xanxerê – SC.

     Este Hospital nasceu do sonho de um grupo de Xanxerênses pertencentes a “Sociedade São Paulo”, de ter para Xanxerê e Região, um Hospital Moderno que suprisse as necessidades de tratamento das doenças regionais e emergenciais.

     Na época, alicerçados na coragem, organização e doações financeiras dos sócios, foi possível concretizar a obra física. 

     Após a conclusão da obra, a Sociedade São Paulo não dispunha de recursos para operacionalizar o Hospital. Por isso foi efetuada a doação do terreno e prédio para o Governo do Estado de Santa Catarina. Em 14/12/73, a Secretaria Estadual de Saúde entrou em negociação com a Associação Educacional e Caritativa – ASSEC, das Irmãs Franciscanas Missionárias de Maria Auxiliadora, para que assumisse a Administração do Hospital. As Irmãs aceitaram e em 22 de Abril de 1974, o HRSP foi aberto ao público e teve início o atendimento aos pacientes, porém sua inauguração oficial, somente aconteceu em 19 de julho de 1974, por ocasião da visita do então Governador do Estado, Dr. Colombo Sales, ao município de Xanxerê. 

     Desde que a ASSEC assumiu a administração do HRSP, dedicou-se incansavelmente em prestar um atendimento de qualidade a todas as pessoas, inovando e evoluindo para atender às necessidades da população.

     No inicio eram nove funcionários contratados, cinco médicos e um bioquímico. Hoje o HRSP conta com um quadro de duzentos e oitenta e quatro funcionários e um corpo clínico de sessenta e oito médicos de diversas especialidades.

     O HRSP – ASSEC conquistou a confiança da comunidade local e regional, da Secretaria de Saúde do Estado, bem como das lideranças políticas locais e regionais, pela qualidade e agilidade nos serviços prestados.

     Entre as muitas conquistas está o credenciamento e a ampliação do serviço de cardiologia, tornando-se referencia, para mais de um milhão e trezentas mil pessoas do meio ao extremo oeste catarinense. 

     Outra conquista foi a UTI Neonatal, uma das mais modernas do Estado que presta atendimento a toda região Oeste e outras regiões de SC. 

     Ressalta-se, a presença marcante das Irmãs Franciscanas Missionárias de Maria Auxiliadora, através da ASSEC, presentes neste Hospital desde antes de sua inauguração. Iluminadas pelos ideais da fundadora Santa Maria Bernarda, as Irmãs, buscam fazer que o lema “a serviço da vida” seja assumido por cada um dos colaboradores e profissionais que trabalham nesta instituição de saúde.  

     Irmãs Franciscanas Missionárias de Maria Auxiliadora é o nome da Congregação que compõe a Associação Educacional e Caritativa – ASSEC. Foi fundada em 19 de junho de 1888, por Santa Maria Bernarda Bütler. Santa Maria Bernarda viveu e transmitiu o seu Carisma para as Irmãs que é: “Testemunhar o Amor Misericordioso de Deus Uno e Trino, como Operárias do Reino, na prática das Obras de Misericórdia, atentas aos sinais dos tempos e às necessidades urgentes do povo”. Saiba mais: www.franciscanasmissionarias.org.br

      Conheça mais sobre a ASSEC:  www.assecfranciscanas.org.br

MISSÃO

     Promoção da saúde, através do atendimento qualificado, visando o bem estar da população, colocando-se a "serviço da vida".

VISÃO

     Entidade que busca ser modelo em atendimento da saúde especializada para a população.

VALORES E PRINCÍPIOS

Espiritualidade

     O Hospital Regional São Paulo – ASSEC, baseado nos princípios do Evangelho oferece um ambiente confortável para oração, com celebração eucarística semanal, bem como, visitas, orações, apoio e orientações aos pacientes e familiares. 
 
Respeito

     Respeito especial para o povo, costumes, crenças, desejos e decisões. Cada membro pode expressar livremente suas idéias sem medo de serem apontados, ridicularizados ou punidos se não são compartilhadas por outros membros.
 
Integridade

     Todos são tratados como sendo integrado de seu desenvolvimento físico, social e espiritual, sem esquecer a qualquer momento, o técnico e o humano.

 
Equidade

     Igualdade de condições e serviços para todos os clientes sem discriminação sobre a capacidade de pagar, credo, etnia ou costumes.

 Ética

     Na prática profissional cotidiana o HRSP defende os princípios éticos, especialmente, o sigilo profissional e o respeito ao ser humano.

Oportunidade

    No HRSP os serviços  são oferecidos no momento adequado de acordo com as necessidades do paciente.

Qualidade

    Os usuários recebem os cuidados adequados, seguros, acessíveis com os maiores benefícios possíveis a um custo muito razoável.

INFRA-ESTRUTURA

     O Hospital Regional São Paulo possui uma infraestrutura moderna, com equipamentos de última geração, para assegurar excelente qualidade ao atendimento, considerado sinônimo de eficiência, conforto e segurança e proporcionar as melhores condições de trabalho ao Corpo Clínico.

     O HRSP é referência em Serviços de Alta Complexidade na área de Cardiologia, abrangendo os atendimentos a uma população de aproximadamente 1.300.000 habitantes no estado de Santa Catarina.

     O HRSP também é referência em Urgência e Emergência para mais de 150.000 habitantes, possuindo UTI Geral e UTI Neonatal, além de Centro Cirúrgico, onde são realizadas mais de 3.000 cirurgias/ano.

São mais de 6 mil m², 115 leitos, mais de 280 colaboradores e cerca de 70 médicos cadastrados no Corpo Clínico. Por ano, são realizados, aproximadamente, 70.000 atendimentos no Ambulatório/Pronto Atendimento, 7.000 internações e 1.200 partos.

RESPONSABILIDADE SOCIAL

     Como instituição socialmente responsável, o Hospital Regional São Paulo vem colaborando  significativamente com a comunidade. Vários projetos e atividades estão sendo concretizadas internamente e externamente. Fique por dentro!

QUEM FOI SÃO PAULO

     São Paulo era o nome da Associação que idealizou este Hospital. Pela devoção dos sócios a este Santo, decidiram que o Hospital que por eles estava sendo construído, levasse o nome de São Paulo. 

Quem foi São Paulo?

     Seu nome original era Sha'ul (Saulo), mas ficou conhecido como Paulo de Tarso. Nasceu na Cilícia, território atual da Turquia, mas sua data de nascimento levanta dúvidas, embora a maioria dos estudiosos aponte para antes do ano 10 de nossa era.

     Após um tempo na Cilícia, Paulo partiu para Jerusalém, onde participou do apedrejamento de Estêvão, um líder de um grupo de seguidores de Jesus.


     Paulo foi um perseguidor dos seguidores de Jesus. Paulo era um fervoroso seguidor da tradição judaica e acreditava que os seguidores de Jesus iam contra a sua crença.


     Mas, em uma missão em Damasco, Paulo viu uma luz no céu que o questionou o motivo de sua perseguição. Foi nesse momento que Paulo mudou de lado e passou a defender os cristãos. E também foi nesse momento que Saulo (seu nome original) ficou conhecido como Paulo.


     Paulo foi um dos principais difusores do Cristianismo, principalmente entre os gentios. Foi um dos mais imaginativos, eloqüentes, e apaixonados escritores cristãos. Paulo foi aprisionado, espancado, afogado, apedrejado e finalmente martirizado pela sua fé. Durante as suas jornadas missionárias ele escreveu muitas, várias e extensas cartas. Um terço do novo testamento são as suas cartas. Seus admiráveis escritos tiveram um profundo efeito na teologia cristã, especialmente a Cristologia (conceito de Cristo Homem-Deus) e as suas teses no que se refere as graças, a predestinação, a liberdade de escolha, o batismo e a perfeição cristã são tidos como doutrinas cristãs. 

     Seus escritos são: Romanos, Primeiro e Segundo Tessalonicenses , Primeiro e Segundo Timóteo, Tito e Filimon. Liturgicamente São Paulo é comemorado em 29 de junho junto com São Pedro e em 25 de janeiro é a festa do dia da sua conversão. Ele é tradicionalmente simbolizado com o livro e a espada. Ele é considerado o primeiro Doutor da Igreja Católica.

Restaurar configuracao Padrao

Login Form