Free cookie consent management tool by TermsFeed
Horários de Visitas
Ouvidoria
Contate-nos

Imprensa

Xanxerê vai sediar I Congresso Brasileiro de Intervenção Assistida por Cães

Avaliação do Usuário: 5 / 5

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 

Evento é promovido pelo Hospital Regional São Paulo e Corpo de Bombeiros, em parceria com a Unoesc


As Intervenções Assistidas por Animais (IAA) têm sido cada vez mais utilizadas em contextos de educação e saúde em todo o mundo. Animais como o cão, por exemplo, têm sido utilizados como agentes facilitadores do processo terapêutico, e promovem melhora na qualidade de vida dos assistidos. No Hospital Regional São Paulo (HRSP), o projeto “Plantão 4 Patas” se utiliza desta prática há cinco anos na humanização aos pacientes hospitalizados. Com o intuito de qualificar ainda mais a atividade e proporcionar a troca de experiências com outras instituições surgiu o I Congresso Brasileiro de Intervenção Assistida por Cães, organizado em parceria com o Corpo de Bombeiros e a Unoesc.

“Já que somos precursores do estado com o uso de cães no ambiente hospitalar, pensamos em um evento para discutir as ações e benefícios do uso de cães para essa finalidade, que é de coterapêuta no processo de recuperação do paciente. No evento teremos várias ações durante o dia            que vão proporcionar discussões e relatos de experiências de profissionais de outros Estados”, explica a coordenadora do projeto Plantão 4 Patas, Liliane Cavasin.

O Congresso ocorrerá no dia 23 de outubro de 2019, no Campus II da Unoesc Xanxerê, onde está localizado o Hospital Veterinário. As atividades iniciam às 8h e se estendem até a noite com um cronograma de palestras, mesa de discussão, relatos de experiência e uma oficina. São convidados a participar profissionais que trabalhem com intervenções com animais, estudantes das áreas de saúde e veterinária, além de pessoas que tenham interesse no assunto. A inscrição custa R$ 50,00 e pode ser feita por meio do site do hospital ( http://hrsp.com.br ) a partir do dia 15 de agosto.

“O nosso projeto faz bem para a corporação, para o bombeiro que desenvolve, para o cão que tem o contato direto com o perfil de pessoas que ele pode vir a buscar, faz bem para o hospital e imensamente bem para a pessoa que recebe esse trabalho. O congresso visa justamente reunir boas experiências que deram certo em diferentes locais, para que possamos aperfeiçoar ainda mais a atividade. Conhecendo as ideias podemos tanto expor o que estamos fazendo de bom, como aprender com as outras organizações e aplicar aqui em Xanxerê”, argumenta o Tenente Coronel Walter Parizoto.

O evento será certificado pela Unoesc. Para a coordenadora do curso de Medicina Veterinária da Unoesc Xanxerê, professora Silvana Giacomini Collet, o evento será uma oportunidade de tirar dúvidas dos participantes sobre a entrada dos cães em ambientes como o hospitalar. “Através do Congresso, teremos a oportunidade de desmistificar a entrada do animal em ambiente hospitalar. No dia, pretendemos debater o assunto, oportunizando a troca de experiência nas diversas áreas da saúde, que pesa em nosso caso a questão do bem-estar e do protocolo a ser seguido para reduzir o risco de contaminação dos pacientes", comentou a coordenadora do curso, que é parceiro do Corpo de Bombeiros, no cuidado com a saúde dos cães de busca e resgate.  

O I Congresso Brasileiro de Intervenções Assistidas por Cães, tem apoio de Center Hotel, que disponibilizou a hospedagem dos palestrantes que virão de outros estados.  
 
congresso2.jpg
congresso1.jpg
Confira a programação na íntegra:

8h - Coffee de recepção e abertura oficial do evento.

8h45min Palestra “Condicionamento e Comportamento Canino: Intervenção Assistida por Cães de busca e resgate”, com Josclei Tracz (Médico veterinário, Bombeiro e Cinotécnico do Projeto Plantão 4 Patas).

9h45min - Mesa de discussão com o tema “O Cão na Uti: da calçada à beira leito”, com participação dos profissionais: Carine Colling (Médica Infectologista/HRSP); Jener Bueno (Médico Intensivista/HRSP); Dr. Mathias Martins (Médico Veterinário/Unoesc) e Dra. Mariana Teixeira Tillmann (Médica Veterinária/Unoesc); Eliandra Solivo (Psicóloga/HRSP). Mediação: Liliane Cavasin (coordenadora do projeto Plantão 4 Patas/ HRSP).

12h - Intervalo para almoço.

13h15min – Início das atividades da tarde, com relatos de experiência.

13h15min - Projeto Plantão 4 Patas do HRSP (Equipe do Projeto: Denise Sasso - Psicóloga, Liliane Cavasin - Assistente Social; Josclei Tracz - Médico Veterinário e Bombeiro, e Thaís Strapasson Fisioterapeuta).

14h15min Experiência do Hospital Universitário Santa Maria/RS (Ivan Flores da Rosa - 1º Tenente QTBM- Cmt 3º/4º Pel BM/Canil, Alex Sandro Teixeira Brum - 2º Sgt QPBM-  Auxiliar do Canil e Elaine Resener, Médica e Superintendente do Hospital Universitário de Santa Maria).

14h45minProjeto Cão Herói, Cão Amigo em Coxim/MS – Terapia Assistida por Cães do CBM MS (Fábio Pereira de Lima, Comandante do 5º SGBM/Ind em Coxim/MS).

15h15min Uma experiência com crianças com Microcefalia na Paraíba/Projeto Cão Bombeiro Terapia (Ten. Cel. Jousilene de Sales Tavares, Educadora Física, Pós Doutora em Saúde Materno Infantil – CBM/PB).

15h45min – intervalo.

16h -  Oficina prática de memória e aprendizagem canina. Ministrante: Ten. Coronel Walter Parizotto (coordenador Estadual do serviço de busca, resgate e salvamento com cães Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Santa Catarina).

16h30minExperiência da APAE Itajaí (Evandro de Amorin, Bombeiro atuante em condicionamento de cães para busca, resgate e salvamento, Terapia assistida e salvamento aquático com Cães).

17h Projeto Cão Letrado Escola Pequeno Príncipe/ Xanxerê – (Josclei Tracz, Médico Veterinário, Adneia Parizotto Formada em Ciências Biológicas na UNOESC e Luciana Belmonte Pereira formada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Maria.

18h – Coffee break.

19hPalestra de encerramento “Da Domesticação à Terapia: o uso de cães para fins terapêuticos”. Ministrante: Fernanda Dagmar Martins Krug (Médica Veterinária, Especialista em Intervenções Assistidas por Animais, Mestre em Ciências – Área de Sanidade Animal – e atualmente Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Veterinária pela Universidade Federal de Pelotas/RS).
congresso.png
logo_footer.png
Rua Celestino do Nascimento, N. 373
Xanxerê - SC | CEP: 89820-000
+55 049 3441-7777
falecom@hrsp.com.br

Diretor Técnico Responsável:
Dr. Mário A. Marques
CRM/SC 7544 | RQE 2866
© Copyright 2024 Hospital Regional São Paulo. Todos os direitos reservados.