Free cookie consent management tool by TermsFeed
Horários de Visitas
Ouvidoria
Contate-nos

Imprensa

Equipe Vermelho vence Gincana da Comissão de Aleitamento Materno do HRSP

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 
O resultado da 3ª Gincana da Comissão de Aleitamento Materno (CAM) do Hospital Regional São Paulo (HRSP) foi divulgado no fim da tarde da terça-feira (06). Com a pontuação geral de 9.962, a “Equipe Vermelho/Grupo Amamentação em Ação” foi a campeã, seguida pela “Equipe Branco/Unidos pela amamentação: Só no peito sem preconceito” (9.139 pontos) e a “Equipe azul/ Bonde da Amamentação” (8.515 pontos). A gincana fez parte das atividades da Semana Mundial de Aleitamento Materno.

A gincana tinha como proposta trabalhar o tema: “ A importância do Aleitamento Materno” e movimentou os profissionais do hospital entre os dias 26 de julho e 6 de agosto. Os grupos participaram de provas e tarefas que estimularam a atualização de conhecimentos, a criatividade e a solidariedade. “Nosso objetivo era estimular a participação multidisciplinar nas equipes e levar ao maior número de pessoas possível o conhecimento sobre a importância da amamentação”, comentou a coordenadora da CAM, enfermeira Rosangela Godoi.

Além das equipes Vermelho, Branco e Azul, participaram ainda os grupos “Laranja/Patrulha do Leite Materno” e “Verde/Mamar nosso de cada dia”. Ao todo, os grupos participaram de seis provas diferentes, que incluíram ações importantes como um quiz de perguntas e respostas sobre o aleitamento e a arrecadação de alimentos, roupas e produtos não perecíveis para a Casa de Acolhida Santa Bernarda, que hospeda gratuitamente os acompanhantes de pacientes do hospital. Confira abaixo as arrecadações: 

Alimentos:
Feijão – 120 kg
Arroz – 147 kg
Açúcar – 116 kg
Farinha de Trigo – 73 kg
Farinha de milho – 66 kg
Macarrão – 79 pacotes
 Óleo – 71 garrafas
Leite -  71 litros

Produtos de Higiene e Limpeza:
Fralda Adulto -  104 unidades
Fralda Infantil -  1483 unidades
Alvejante – 4 litros
Amaciante – 2 litros
Papel higiênico -  2.432 rolos
Creme Dental – 45 unidades
Detergente – 23 unidades
Desinfetante – 5 litros
Esponja de lavar louça – 55 unidades

Roupas:
Roupas -  2.347 peças (Jaquetas, blusas manga longa, calças, pijamas e roupa íntima)
Cobertores ou mantas -  57 unidades
P.S – roupas de verão foram doadas, porém não computadas para a gincana.
 
Uma das partes mais divertidas e criativas da gincana foi a criação de paródias com o tema aleitamento materno. Quatro equipes entregaram os vídeos com suas criações e o material que foi postado página oficial do Facebook do Hospital Regional São Paulo, com o intuito de alcançar e conscientizar o maior número de pessoas. Veja abaixo os vídeos produzidos:
Semana do Aleitamento Materno

Além da gincana, a programação da Semana Mundial do Aleitamento Materno no HRSP teve como abertura a palestra com a pediatra e neonatologista Dra. Lilian Cássia Marini. A médica atualizou os conhecimentos dos profissionais sobre como deve ocorrer a orientação das mães, as principais intercorrências que ocorrem durante a amamentação e a importância do aleitamento materno exclusivo até os seis meses de vida, conforme preconiza a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Na quinta-feira (01), ocorreu o Encontro de Gestantes com orientações sobre amamentação. A equipe multiprofissional da Comissão de Aleitamento Materno – com nutricionista, fisioterapeuta, enfermeira obstetra e psicóloga – conversou com as gestantes e acompanhantes com dicas e orientações sobre o tema.

Já na sexta-feira (2), ocorreu o IV Mamaço do HRSP, no Super Gentil. As mamães participantes amamentaram seus filhos em pleno supermercado, com intuito de conscientizar sobre a importância de oferecer o leite materno aos bebês e desmistificar qualquer preconceito que possa existir sobre a amamentação em público.
logo_footer.png
Rua Celestino do Nascimento, N. 373
Xanxerê - SC | CEP: 89820-000
+55 049 3441-7777
falecom@hrsp.com.br

Diretor Técnico Responsável:
Dr. Mário A. Marques
CRM/SC 7544 | RQE 2866
© Copyright 2024 Hospital Regional São Paulo. Todos os direitos reservados.