Free cookie consent management tool by TermsFeed
Horários de Visitas
Ouvidoria
Contate-nos

Imprensa

HRSP recebe estudantes de Enfermagem da UFFS

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

O Hospital Regional São Paulo (HRSP) está retomando as visitas técnicas com estudantes de graduação. Na última quinta-feira (05), 32 estudantes da primeira fase do curso de Enfermagem da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), campus Chapecó, conheceram a estrutura e os serviços oferecidos pelo hospital – que atende em grande maioria usuários do SUS.
A visita técnica foi organizada pelo setor de Ensino do HRSP e acompanhada pelos professores da UFFS, Claudio Claudino, Denise Consuelo Moser Aguiar e Daniela Savi Geremia. Conforme Michele Fernandes da Silva, Gerente de Enfermagem e Coordenadora de Ensino do HRSP, as visitas técnicas estavam suspensas desde o início da pandemia, mas aos poucos estão sendo retomadas. Entendemos que unir o conhecimento teórico, com a atividade prática, é essencial para a formação dos profissionais, por isso esse momento é uma oportunidade dos acadêmicos conhecerem o ambiente hospitalar e todas as atividades que são desenvolvidas na instituição,” afirma Michele.
O professor Claudio Claudino, destacou que o Hospital Regional São Paulo foi escolhido para a visita técnica em função da necessidade de inserir os futuros enfermeiros, desde a primeira fase, no SUS. “Eles precisam aliar a teoria com a prática e basear sua formação profissional a partir das reais necessidades que os usuários e profissionais de saúde possuem. Sempre levamos elas, já nos primeiros dias de graduação, tanto na atenção básica quanto na atenção hospitalar, de modo a compararem os diferentes serviços da rede de atenção à saúde, as relações entre eles, e onde podem atuar como futuros profissionais de modo a resolver os principais gargalos do SUS,” explica o professor.
Ao final da visita as acadêmicas de Enfermagem relataram a alegria de conhecer de perto a estrutura e os serviços. A estudante Ana Luiza Machado, avaliou que o HRSP é um “hospital muito bem estruturado, composto por profissionais incríveis, com amplo conhecimento. Se Deus quiser, vou ter a oportunidade de fazer parte, ao menos fazendo estágio aqui.”
A acadêmica Mariana Munhoz, ressaltou: “Aqui eu vi a teoria do SUS aplicada a prática. A gente viu um hospital muito bem equipado, com profissionais de ponta, que sabem o que fazem e agem com amor. Além de uma infraestrutura fora da curva! Aquilo que a gente precisava ter em todos os hospitais,” afirma.
“Saímos com uma ótima sensação de que o SUS pode dar cada vez mais certo, e o HRSP prova que o serviço público de saúde, também pode ser sinônimo de ser de um serviço de excelência e elevada qualidade,” avalia o professor Claudio Claudino. “Sempre somos muito bem recebidos por absolutamente todos os profissionais, que demonstram sua satisfação em atuar e serem valorizados pelo que fazem. A devolutiva dos estudantes, tanto os que passaram agora, como os que já passaram semestres passados, é a melhor possível, alguns relatando inclusive que permaneceram na enfermagem ou foram atuar no SUS após formados, pela visita ao HRSP oportunizada desde início da graduação. Realmente, é um divisor de águas na formação inicial da enfermagem,” finaliza o professor da UFFS.
logo_footer.png
Rua Celestino do Nascimento, N. 373
Xanxerê - SC | CEP: 89820-000
+55 049 3441-7777
falecom@hrsp.com.br

Diretor Técnico Responsável:
Dr. Mário A. Marques
CRM/SC 7544 | RQE 2866
© Copyright 2024 Hospital Regional São Paulo. Todos os direitos reservados.