Free cookie consent management tool by TermsFeed
Horários de Visitas
Ouvidoria
Contate-nos

Imprensa

Às vésperas do Dia da Enfermagem, equipe da maternidade do HRSP registra 14 nascimentos no mesmo dia

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Nesta quinta-feira (12), é comemorado o Dia da Enfermagem e de 23 a 25 de maio, o hospital realizará uma programação especial para marcar a Semana da Enfermagem.

 

            A terça-feira (10), foi movimentada para a equipe da maternidade do Hospital Regional São Paulo (HRSP). Em 24 horas foram registrados 14 nascimentos: nove meninos e cinco meninas, que mobilizaram as equipes e encheram de alegria o setor. Nesta quarta-feira (11), profissionais de enfermagem, fizeram questão fazer uma fotografia com as crianças. Somente não participaram da foto, dois bebês – um que deu alta e outro que está recebendo maiores cuidados na UTI Neonatal do hospital.

            A média diária de nascimentos do HRSP é de quatro crianças. No entanto, o dia de ontem foi “atípico para toda equipe,” destaca o enfermeiro João Vanderlei Felisbino. “Foi um número de nascimentos expressivo para 24h, sendo três nascimentos com intervalo mínimo de tempo. Isso exigiu da equipe muita destreza e segurança, tanto da equipe médica, quanto enfermagem. Chegamos a contar, inclusive, com a ajuda de colaboradores de outros setores, mas ao final, graças a Deus todos bem, mães e bebês,” afirma o enfermeiro.

            Dos 14 bebês – um nasceu em Ponte Serrada, mas foi transferido para receber os cuidados necessários na maternidade do HRSP. Do total de crianças, 12 nasceram de parto normal e apenas dois de cesárea. Na avaliação da Gerente de Enfermagem do HRSP, Michele Fernandes da Silva, “esse é um número muito positivo, tendo em vista todas as vantagens que o parto normal oferece para a mãe e o bebê. “O curto tempo de internação é uma das vantagens!”

“Para a enfermagem é muito gratificante participar desse momento que simboliza o início da vida, de uma caminhada de muito amor. A maternidade, é o setor do hospital que mais traz felicidades aos familiares e a equipe. Claro que a recuperação de uma doença sempre é um momento de felicidade, mas o nascimento traz esperança de um amanhã melhor, em todos os sentidos. Parabenizo as equipes envolvidas nesse dia cheio de trabalho, mas gratificante,” afirma Michele.

 

Dia da Enfermagem

            Nesta quinta-feira (12), é comemorado o Dia da Enfermagem e o número expressivo de nascimentos desta semana, demostra uma das tantas missões que envolvem a doação dos profissionais de enfermagem. A Gerente de Enfermagem do HRSP, explica que para marcar o mês da enfermagem, “foi elaborado um mural com frases de agradecimento deixadas por pacientes e colaboradores e também realizaremos de 23 a 25 de maio, a Semana da Enfermagem, com uma programação dedicada aos profissionais,” explica Michele Fernandes.

No HRSP atuam mais de 260 profissionais de enfermagem. Para o enfermeiro João Vanderlei Felisbino, a profissão representa “o cuidar de uma das criações mais lindas criadas por Deus - o ser humano, em todos os ciclos de sua existência, desde o nascimento até o momento de sua partida. Isso me remete a nossa precursora na enfermagem, Florence Nightingale, onde ela cita: “A Enfermagem é uma arte; e para realizá-la como arte, requer uma devoção tão exclusiva, um preparo tão rigoroso, quanto a obra de qualquer pintor ou escultor; pois o que é tratar da tela morta ou do frio mármore comparado ao tratar do corpo vivo, o templo do espírito de Deus? É uma das artes; poder-se-ia dizer, a mais bela das artes,” destaca o enfermeiro.

João Vanderlei Felisbino completa dizendo: “Tento diariamente tornar a minha assistência o mais qualificada e humanizada possível para que os pacientes lembrem de mim com carinho e admiração e com isso, ser luz na vida das pessoas que passam pelo meu setor e meus cuidados,” finaliza.

 

dsc_0118.jpg
logo_footer.png
Rua Celestino do Nascimento, N. 373
Xanxerê - SC | CEP: 89820-000
+55 049 3441-7777
falecom@hrsp.com.br

Diretor Técnico Responsável:
Dr. Mário A. Marques
CRM/SC 7544 | RQE 2866
© Copyright 2024 Hospital Regional São Paulo. Todos os direitos reservados.