Free cookie consent management tool by TermsFeed
Horários de Visitas
Ouvidoria
Contate-nos

Imprensa

HRSP realiza procedimento inédito para o tratamento de Hiperplasia Prostática Benigna

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

 

            Uma técnica minimamente invasiva foi escolhida pelo médico urologista, Dr. André Lunkes, para tratar de casos conhecidos pelo crescimento benigno da próstata - a Hiperplasia Prostática Benigna (HPB). Dois procedimentos foram realizados nas últimas semanas no centro cirúrgico do Hospital Regional São Paulo (HRSP). Ambos foram de total sucesso. A técnica utilizada foi a Enucleação Prostática a Laser Holmium – ou, HoLEP (Holmium Laser Enucleation Of The Prostate), contou com a atuação de outros dois renomados urologistas.

            Dr. André Lunkes explica que a técnica é realizada sem cortes, pelo canal urinário e está associada a uma maior segurança no tratamento da HPB, se comparada a raspagem convencional da próstata. “O procedimento é indicado tanto para próstatas menores quanto para próstatas extremamente grandes.” Dentre os benefícios da técnica, o médico cita: “a diminuição significativa nas taxas de sangramento pós-operatório. Isso viabiliza que a cirurgia ocorra em pacientes que necessitam de uso de anticoagulantes, devido a doenças cardiovasculares ou outras condições. Também está associada a um maior volume de tecido prostático ressecado, podendo chegar a 60 ou 70% do volume prostático, fazendo com que a necessidade de procedimentos futuros (reoperação), caia para níveis próximos a 1%,” explica o médico.

            Conforme o médico urologista, os pacientes submetidos ao procedimento, tiveram boa evolução hospitalar e sem intercorrências. Ambos tiveram alta sem a necessidade da sonda na bexiga. “A técnica HoLEP favorece a rápida recuperação do paciente, reduzindo a necessidade do uso da sonda na bexiga, para menos de 24 horas. Com isso, a alta da pessoa é precoce e o retorno das atividades é mais rápido,” esclarece o médico.

            A realização do HoLEP foi conduzida pelo Dr. André Lunkes, com apoio de renomados profissionais. “Trouxemos dois colegas para auxiliar no procedimento, o Dr. Thiago Hota - urologista de Curitiba-PR, referência nacional e internacional no método HoLEP; e o Dr. Eduardo Pereira de Miranda - urologista de Tubarão-SC e pioneiro na aquisição do equipamento em nosso estado.”

whatsapp-image-2022-02-26-at-09.01.44.jpeg
whatsapp-image-2022-03-09-at-14.47.52.jpeg
logo_footer.png
Rua Celestino do Nascimento, N. 373
Xanxerê - SC | CEP: 89820-000
+55 049 3441-7777
falecom@hrsp.com.br

Diretor Técnico Responsável:
Dr. Mário A. Marques
CRM/SC 7544 | RQE 2866
© Copyright 2024 Hospital Regional São Paulo. Todos os direitos reservados.