Free cookie consent management tool by TermsFeed
Horários de Visitas
Ouvidoria
Contate-nos

Imprensa

HRSP completa 47 anos no mês de julho

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Dia 19 de julho é uma data especial para o Hospital Regional São Paulo (HRSP). É o aniversário da instituição que nesse ano completa 47 anos. Era tradição comemorar a data com os colaboradores e a comunidade, mas devido a pandemia que o mundo enfrenta, este ano a comemoração será diferente.

 

Um mural com fotos dos funcionários será montado no hall de entrada do hospital como forma de homenagear todos os colaboradores. Todas as terças-feiras, será postado nas redes sociais do HRSP um depoimento de colaboradores do hospital; todas as quintas-feiras haverá uma postagem com fotografias antigas, relembrando um pouco da história do hospital. No domingo (18) haverá uma Missa na Igreja Matriz da cidade de Xanxerê e na segunda-feira (19) toda a equipe do hospital receberá um presente para marcar a data, além de acontecer uma celebração de aniversário que terá a participação de membros da Associação Educacional e Caritativa (ASSEC), que é a entidade mantenedora do HRSP.

 

Atualmente o HRSP tem em sua estrutura 200 leitos, entre eles, UTI Geral: 10 leitos SUS e 01 leito Privado; Uti Neonatal: 10 leitos; Uti Covid: 20 leitos e Enfermaria Covid: 08 leitos. Atuam atualmente no HRSP 565 colaboradores, destes 46 homens e 519 mulheres, além de prestadores de serviços terceirizados e médicos. É importante destacar que o HRSP cumpre a legislação federal e tem 21 colaboradores portadores de necessidades especiais contratados.

fachada.jpg

Em 2020, mesmo sendo um ano atípico em razão da pandemia da Covid-19, o HRSP realizou 4.750 cirurgias; 1.348 nascimentos; 7.795 internações e 36.315 atendimentos na Emergência. Em média, são realizados 2 mil atendimentos no ambulatório de Especialidades Médicas e quanto a exames: são 12,7 mil exames laboratoriais, 3,5 mil Raio X, 500 Mamografias e 350 Tomografias. É um hospital importante para o Sistema de Saúde do Estado de Santa Catarina, com atendimentos para a população de todo o grande Oeste Catarinense, especialmente na alta complexidade em cardiologia.

 

Cardiologia

 

O Hospital Regional São Paulo é referência em cardiologia de alta complexidade para o Oeste de Santa Catarina. Conforme a cardiologista/ ecocardiografista e coordenadora da residência médica da cardiologia do Hospital Regional São Paulo (HRSP), de Xanxerê, Marines Bertolo Peres, trazer a cardiologia dos grandes centros para a região Oeste era o propósito da equipe. “A união de forças no grupo médico-hospitalar, comunidade e estado, aliada a necessidade dos procedimentos em cardiologia aqui na região propiciou à comunidade este grande e inestimável serviço que hoje tem uma das maiores médias mensais de atendimento ao público no estado catarinense”, frisa a profissional.

A área de abrangência do hospital, em relação ao setor de cardiologia, vai de Caçador a Dionísio Cerqueira atendendo 1,3 milhão de habitantes. Já na urgência e emergência o atendimento concentra-se aos habitantes da região da Associação dos Municípios do Alto Irani (AMAI)

dji_0708.jpg

A história

 

O Hospital Regional São Paulo surgiu pela iniciativa de um grupo da comunidade local chamado de “Sociedade São Paulo”, com o objetivo de construir um hospital para atender os habitantes da cidade de Xanxerê e região. A mobilização iniciou na década de 1960, mas a obra física só foi concluída em 1973. Como havia a necessidade de equipar o prédio e efetuar a contratação de funcionários e médicos, a Sociedade São Paulo decidiu efetuar a doação do Hospital para o Governo do Estado de Santa Catarina.

 

Foi então que o Estado procurou a Associação Educacional e Caritativa (ASSEC), entidade das Irmãs Franciscanas Missionárias de Maria Auxiliadora, para que assumisse a gestão do Hospital. O acordo entre o Governo do Estado e a ASSEC, foi firmado em 14 de dezembro de 1973, sendo que o Estado se comprometeu em disponibilizar os equipamentos básicos ao Hospital, para que então a gestão passasse a ser exercida pela associação.

O início do ano de 1974 foi marcado pelo trabalho intenso das Irmãs Franciscanas Missionárias de Maria Auxiliadora no Hospital Regional São Paulo, que cuidaram desde a limpeza do prédio, que estava fechado desde a conclusão da obra, até a montagem e organização de todos os equipamentos e materiais que seriam necessários para a abertura da instituição. O atendimento ao público iniciou no dia 22 de abril de 1974, porém, a inauguração oficial aconteceu somente em 19 de julho de 1974, por ocasião da visita do então governador Colombo Sales ao município de Xanxerê.

012y2839.00_00_03_14.quadro001.jpg
logo_footer.png
Rua Celestino do Nascimento, N. 373
Xanxerê - SC | CEP: 89820-000
+55 049 3441-7777
falecom@hrsp.com.br

Diretor Técnico Responsável:
Dr. Mário A. Marques
CRM/SC 7544 | RQE 2866
© Copyright 2024 Hospital Regional São Paulo. Todos os direitos reservados.