Free cookie consent management tool by TermsFeed
Horários de Visitas
Ouvidoria
Contate-nos

Imprensa

Coletiva: Anúncio de novas medidas para enfrentamento a Covid-19

Avaliação do Usuário: 5 / 5

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 

Com casos graves de pacientes Covid, profissionais de saúde com cansaço físico e psicológico, novos leitos de UTI são implantados em Xanxerê

Em entrevista coletiva, realizada nesta sexta-feira (19), o Prefeito de Xanxerê, Oscar Martarello, a Secretária de Saúde, Francis Mara Zago Pegoraro e o Diretor do Hospital Regional São Paulo, Fábio Lunkes, anunciaram novas medidas e ações para enfrentamento a Covid-19. Estiveram presentes também, o Presidente da Câmara de Vereadores, Sérgio de Souza Nunes, o vice-prefeito, Adenilso Biasus, a Coordenadora da Vigilância em Saúde, Caroline Cenzi, o Procurador Geral do Município, Fernando Dal Zot e o médico Vinicius Chies de Moraes, coordenador da emergência do Hospital Regional São Paulo.

 

Entre as medidas anunciadas está a implantação de 04 novos leitos na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em Xanxerê para atendimento à pacientes Covid-19.. De acordo com o diretor administrativo do HRSP, Fábio Lunkes com a ampliação dos novos 04 leitos novos de UTI, o HRSP terá um total de 20 leitos e segundo ele, foi possível pois ocorreu o envolvimento da prefeitura, com a cedência de profissionais. Ele explicou que para ampliar os 04 leitos de UTI Covid, foi necessário reduzir 07 leitos de enfermaria, reduzindo de 15 para 08 leitos, pois é necessário remanejar profissionais para atendimento, além da reorganização do espaço físico. “O Estado está mapeando os hospitais da região que tem condições para ampliar leitos de enfermaria Covid e com isso, os leitos de UTI ficariam com os hospitais de grande porte, com o atendimento a alta complexidade e os leitos de enfermaria ficaram nesses hospitais da região para atendimento dos pacientes”, esclareceu.

 

O diretor do HRSP explica ainda que a situação está crítica. Segundo ele, hoje tem pacientes na emergência, aguardando leito de UTI. Ele afirma que o vírus está atacando de forma cada vez mais grave e que não há estrutura hospitalar que aguente a demanda. “Além da grande demanda de atendimento, estamos com falta de profissionais por agastamento pois estão com a Covid-19, além da falta de profissionais disponíveis no mercado para contratação. É um momento muito delicado e cada um precisa fazer a sua parte”, comentou.

 

O prefeito de Xanxerê, Oscar Martarello, destacou que o município não está medindo esforços para participar desse movimento, junto com o Estado e está nesse momento, fornecendo profissionais de saúde necessários para a abertura desses novos leitos de UTI Covid no HRSP. Ele agradeceu ao trabalho de todas as equipes de saúde, que mesmo exaustos, seguem seu oficio com muito empenho e citou exemplos de profissionais liberais que estão voluntariamente ajudando nesse momento e oferecendo atendimento. “Não é momento para críticas ou de achar responsáveis, precisamos pensar nas pessoas e nos unir para vencer esse momento, pois não estamos medindo esforços para atender os pacientes e as famílias que estão sendo atingidas pela Covid-19”, esclareceu o prefeito.

 

O prefeito destacou ainda que todo o esforço feito pelas autoridades, serviços e profissionais de saúde, precisa de apoio e consciência das pessoas e da comunidade, para que elas não sejam em vão. “Se tiver algum estabelecimento ou empresa que não tiver cumprindo a sua parte, poderá ser fiscalizado e punido”, disse. Ele explicou ainda que, novas medidas poderão ser tomadas, para enfrentar esse momento de crise. “É necessário a colaboração de todos”, apelou.  

 

De acordo com o médico Vinicius Chies de Moraes, coordenador da emergência do Hospital Regional São Paulo, é importante falar sempre e reforçar que as pessoas precisam seguir as regras sanitárias: uso de máscara, distanciamento, lavagem e limpeza de mãos com álcool em gel e principalmente, evitar aglomerações desnecessárias. Ele comentou que o HRSP enfrenta uma superlotação e que todos os setores estão cheios. “Toda a equipe está trabalhando, o HRSP – está trabalhando muito, porque as outras doenças não param. Estamos com a UTI Neo com 100% de ocupação, UTI geral com 100% de ocupação e 138 pacientes internados. É muita gente, pedimos que as pessoas procurem o HRSP somente em casos graves (urgência e emergência)”, explicou. Ele disse ainda que é importante que os municípios atendam os seus pacientes na rede básica e só encaminhem ao hospital os pacientes graves.

 

Segundo o médico, o momento que estamos enfrentando hoje é reflexo das ações de cada um há 15 dias. “Hoje a situação está colapsada, como será daqui 15 dias? Cada um precisa fazer a sua parte, para que possamos estar em uma realidade diferente”, comentou. Ele explicou ainda que existe uma central de regulação de leitos, onde todo paciente é cadastrado nesse serviço e equipes técnicas fazem a classificação dos casos e são eles, que definem se tem ou não tem vaga, e aonde tem essa vaga. “Estamos a dias levando pacientes para outros municípios e essa logística de escolha de ter ou não leitos e aonde ele será disponibilizado é a central de leitos que organiza”, explicou.

 

Saiba mais

 

O Hospital Regional São Paulo (HRSP) enfrenta uma superlotação e solicita para que as pessoas procurem o hospital somente em casos graves (urgência e emergência). A orientação à população é para que busquem o atendimento na rede básica de saúde do município. As Unidades Básicas de Saúde do município atendem de segunda-feira a sexta-feira das 7h30 às 11h30 e das 13 às 17 horas. O município conta ainda com o Centro de Atendimento ao Coronavírus, situado junto ao Hélio dos Anjos Ortiz, que atende 24 horas por dia sintomas respiratórios e suspeitas de Covid-19. Além disso, a saúde mantém, desde o início da pandemia, o serviço de tele atendimento pelo telefone 0800 534 1635 também 24 por dia, para que as pessoas possam tirar dúvidas e não necessitem sair de suas casas.

 

coletiva-1.png
logo_footer.png
Rua Celestino do Nascimento, N. 373
Xanxerê - SC | CEP: 89820-000
+55 049 3441-7777
falecom@hrsp.com.br

Diretor Técnico Responsável:
Dr. Mário A. Marques
CRM/SC 7544 | RQE 2866
© Copyright 2024 Hospital Regional São Paulo. Todos os direitos reservados.