Free cookie consent management tool by TermsFeed
Horários de Visitas
Ouvidoria
Contate-nos

Imprensa

Dia do esportista: Fique atento as dicas e inicie a prática esportiva

Avaliação do Usuário: 5 / 5

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 

A prática de esportes traz inúmeros benefícios à saúde, melhora a autoestima e melhora o bem-estar físico e mental.

O Dia do Esportista é comemorado no dia 19 de fevereiro. A data tem o objetivo incentivar, conscientizar e homenagear a prática do esporte, como meio para o desenvolvimento de uma vida muito mais saudável. A prática do esporte promove inúmeros benefícios à saúde.

 

De acordo com a Fisioterapeuta do Hospital Regional São Paulo – HRSP - Alessandra Stedile os exercícios físicos têm o poder de melhorar o bem-estar físico e mental, combater o estresse, depressão, melhorando a qualidade de vida, além de reduzir os fatores de risco para obesidade, diabetes, hipertensão, sedentarismo, diminuindo os riscos de desenvolver doenças cardíacas com infarto agudo do miocárdio ou acidente vascular cerebral, conhecido como AVC.

 

Ela disse que é importante conscientizar e trazer dicas sobre os benefícios da pratica do exercício físico. Ela comenta que antes de iniciar algum exercício físico é fundamental a realização de uma avaliação física para a prevenção de quaisquer riscos à saúde. “É preciso conhecer a força muscular, flexibilidade e a capacidade funcional cardiorrespiratória para saber intensidade, duração e especificidade do exercício especifico para cada pessoa, para saber até aonde a prática esportiva pode ir sem ser prejudicial à saúde”, comentou.

dsc_0014.jpg

Ela esclarece ainda que o importante é iniciar, de forma gradual e com acompanhamento de um profissional. “O esporte poderá ser praticado por pessoas de qualquer idade, com benefícios como a melhora os aspectos físicos, psicológicos, auto estima e sensação de bem-estar”, disse. “É preciso também aquecer e alongar, além de estar bem alimentados e hidratados, fazendo uso de calçado e roupa adequada”, explicou.

 

Outro fator importante destacar, especialmente o momento de pandemia que o mundo enfrenta, os cuidados para evitar o contagio pela Covid-19. A prática de exercícios e atividades físicas exigem cuidado, lembrado sempre do uso de máscara, distanciamento e higienização de mãos. Outra dica repassada pela fisioterapeuta é para respeitar o nível de aptidão e o condicionamento físico para não exceder limites e provocar lesões, pois o seu corpo precisa de tempo para a melhora de condicionamento. “O importante é começar a praticar e ter o autocuidado de cuidar de si mesmo, buscando todas as necessidades que o seu corpo e sua mente exigem. Melhorar seu estilo e qualidade de vida, e evitar hábitos maléficos a sua saúde física e mental, adotando medidas de prevenção a doenças, e claro, evitando situações de risco para sua saúde”, finalizou.

dsc_0010.jpg
logo_footer.png
Rua Celestino do Nascimento, N. 373
Xanxerê - SC | CEP: 89820-000
+55 049 3441-7777
falecom@hrsp.com.br

Diretor Técnico Responsável:
Dr. Mário A. Marques
CRM/SC 7544 | RQE 2866
© Copyright 2024 Hospital Regional São Paulo. Todos os direitos reservados.