Free cookie consent management tool by TermsFeed
Horários de Visitas
Ouvidoria
Contate-nos

Imprensa

HRSP e Corpo de Bombeiros assinam Termo de Cooperação para atividades com cães no hospital

Avaliação do Usuário: 5 / 5

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 
A direção do Hospital Regional São Paulo (HRSP) e o comando do 14º Batalhão de Bombeiros Militares de Xanxerê assinaram na tarde desta quarta-feira (25) um Termo de Cooperação entre as entidades para a continuidade do Projeto Plantão 4 Patas, de Terapia Assistida por Animais (TAA). O projeto existe desde 2014, porém o documento formaliza a atividade e estabelece algumas obrigações para a continuidade da terapia.

 “Esta formalização nos dá garantia de continuidade deste bonito projeto, pois pela experiência já vivenciada durante estes anos de atividades, é possível identificar o quanto de benefício traz para os pacientes, acompanhantes, colaboradores e, também, para os próprios cães. Agradecemos e parabenizamos ao Corpo de Bombeiros e a equipe de nosso hospital”, comenta a diretora geral do HRSP, Ir. Neusa L. Luiz.

Conforme o comandante da corporação, Ten. Coronel Walter Parizotto, o intuito é formalizar a parceria entre as instituições, para que o projeto siga sendo desenvolvido mesmo após a saída dele de Xanxerê, programada para os próximos meses.  “Esse Termo de Cooperação técnica é a garantia da continuidade desse projeto. A parceria existia de fato, mas não havia sido formalizada, então agora colocamos no papel. Mesmo que um pouco atrasado, é um documento que funciona como uma espécie de Registro de Nascimento do projeto, um marco para a atividade”, explica. 
 

 

 

1.jpg
Plantão 4 Patas

Neste ano, devido a suspensão dos projetos em razão da pandemia do novo coronavírus, houve uma pausa nas atividades com cães dentro da instituição. Porém, o “Plantão 4 Patas” já se consolidou dentro do hospital, foi implantado há seis anos e já beneficiou cerca de seis mil pacientes.

Tendo seus resultados comprovados, a Terapia Assistida por Animais auxilia no tratamento, mesmo que apenas com uma visita rápida. Os pacientes interagem com o cão e também uns com os outros, o que causa uma quebra de rotina dentro do ambiente hospitalar e auxiliar na melhora.  No HRSP, o projeto é coordenado e integrado pelas equipes de psicologia, serviço social e fisioterapia.

“O projeto foi ficando mais conhecido com o passar do tempo e hoje, mesmo com as atividades suspensas temporariamente em razão da pandemia, muitos dos pacientes e acompanhantes nos questionam sobre a visita do cão dentro do hospital. Esperamos que em 2021 consigamos retornar com as atividades, especialmente após a formalização da parceria que temos com o Corpo de Bombeiros”, destaca a assistente social e coordenadora do projeto, Liliane Cavasin.
No HRSP, além das visitas, o cão auxilia também alguns pacientes durante as sessões de fisioterapia. Os profissionais avaliam os pacientes que podem receber esse atendimento diferenciado. Com o acompanhamento do fisioterapeuta, o paciente é estimulado a fazer os exercícios juntamente com o cão, que atende os comandos do bombeiro que o acompanha. 

Todos os cães que fazem parte do projeto e visitam o hospital passam por exames prévios, que comprovam sua saúde, e são de extrema importância para que a visita não coloque os pacientes ou o animal em risco de contrair doenças um do outro. Diante disso, eles são preparados e higienizados previamente para podem adentrar ao hospital.
2.jpg
3.jpg
logo_footer.png
Rua Celestino do Nascimento, N. 373
Xanxerê - SC | CEP: 89820-000
+55 049 3441-7777
falecom@hrsp.com.br

Diretor Técnico Responsável:
Dr. Mário A. Marques
CRM/SC 7544 | RQE 2866
© Copyright 2024 Hospital Regional São Paulo. Todos os direitos reservados.