Free cookie consent management tool by TermsFeed
Horários de Visitas
Ouvidoria
Contate-nos

Imprensa

HRSP comemora 46 anos de inauguração e faz homenagem às vítimas da Covid-19

Avaliação do Usuário: 5 / 5

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 
O Hospital Regional São Paulo (HRSP), de Xanxerê, fez uma transmissão pelo seu Facebook Oficial na tarde desta segunda-feira (20), para comemorar os 46 anos de inauguração da instituição e, também, uma homenagem às vítimas da Covid-19. Respeitando as normas de distanciamento e usando máscaras, colaboradores de diferentes setores do hospital soltaram balões brancos, com os nomes de cada um dos pacientes que faleceram devido às complicações da doença. Ao fim, um terço gigante também foi solto, pedindo saúde a todos.

Era tradição do HRSP comemorar a data com os colaboradores e a comunidade, mas devido a pandemia a lembrança da data será realizada de maneira virtual.  A iniciativa da transmissão foi da direção do hospital, com apoio do Grupo de Humanização da entidade. Ao longo da live, a história da instituição foi contada, além de falar sobre o presente e o desafio que é a atuação frente a pandemia. A parte mais emocionante da transmissão foi o momento de homenagem aos pacientes que faleceram vítimas da Covid-19. O nome de cada uma das 35 vítimas foi lido, enquanto balões brancos e verdes eram soltos.

A live contou com participação do Bispo Diocesano de Chapecó, Dom Odelir José Magri, para uma benção à instituição e aos colaboradores. “Hoje foi um momento de celebrar o aniversário do hospital, que não poderíamos deixar em branco, mas também de reforçarmos a importância do hospital para Xanxerê e região, bem como poder expressar toda nossa gratidão a todos os profissionais e as pessoas que têm nos ajudado e colaborado diante da pandemia. Além de pedirmos a benção e proteção de Deus para todos, especialmente diante da atual situação que enfrentamos”, comenta a diretora geral, Irmã Neusa L. Luiz. 

O vídeo da transmissão está disponível no Facebook Oficial da instituição, no link:

https://www.facebook.com/watch/?v=284028422849023 

whatsapp-image-2020-07-20-at-17.50.05-3.jpeg
whatsapp-image-2020-07-20-at-17.50.05-4.jpeg
A história

O Hospital Regional São Paulo surgiu pela iniciativa de um grupo da comunidade local chamado de “Sociedade São Paulo”, com o objetivo de construir um hospital para atender os habitantes da cidade de Xanxerê e região. A mobilização iniciou na década de 1960, mas a obra física só foi concluída em 1973. Como havia a necessidade de equipar o prédio e efetuar a contratação de funcionários e médicos, a Sociedade São Paulo decidiu efetuar a doação do Hospital para o Governo do Estado de Santa Catarina.

Foi então que o Estado procurou a Associação Educacional e Caritativa (ASSEC), entidade das Irmãs Franciscanas Missionárias de Maria Auxiliadora, para que assumisse a gestão do Hospital. O acordo entre o Governo do Estado e a ASSEC, foi firmado em 14 de dezembro de 1973, sendo que o Estado se comprometeu em disponibilizar os equipamentos básicos ao Hospital, para que então a gestão passasse a ser exercida pela associação.

O início do ano de 1974 foi marcado pelo trabalho intenso das Irmãs Franciscanas Missionárias de Maria Auxiliadora no Hospital Regional São Paulo, que cuidaram desde a limpeza do prédio, que estava fechado desde a conclusão da obra, até a montagem e organização de todos os equipamentos e materiais que seriam necessários para a abertura da instituição. O atendimento ao público iniciou no dia 22 de abril de 1974, porém, a inauguração oficial aconteceu somente em 19 de julho de 1974, por ocasião da visita do então governador Colombo Sales ao município de Xanxerê.

 

logo_footer.png
Rua Celestino do Nascimento, N. 373
Xanxerê - SC | CEP: 89820-000
+55 049 3441-7777
falecom@hrsp.com.br

Diretor Técnico Responsável:
Dr. Mário A. Marques
CRM/SC 7544 | RQE 2866
© Copyright 2024 Hospital Regional São Paulo. Todos os direitos reservados.