Free cookie consent management tool by TermsFeed
Horários de Visitas
Ouvidoria
Contate-nos

Imprensa

45 anos de atividade: Hospital Regional São Paulo recebe homenagem da Câmara de Vereadores de Xanxerê

Avaliação do Usuário: 5 / 5

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 
Na noite da quarta-feira (12) a Câmara de Vereadores de Xanxerê realizou a entrega de uma placa contendo a “Moção de Congratulações” onde parabeniza a direção e funcionários do Hospital Regional São Paulo, pelos 45 anos de excelência nos serviços médicos hospitalares prestados no município. A homenagem, de autoria do vereador Vilson Piccoli, foi aprovada pelos demais legisladores através da moção de nº 4/2019.

Representando o Hospital, o diretor administrativo Fábio Lunkes, na tribuna da Câmara, frisou a importância do trabalho das Irmãs Franciscanas Missionárias de Maria Auxiliadora, que administram a instituição por meio da Associação Educacional e Caritativa (ASSEC), além da dedicação dos profissionais. “O trabalho dedicado das Irmãs e o carisma de Santa Maria Bernarda certamente movem a nossa instituição. Quero agradecer também aos nossos quase 500 colaboradores diretos, aos profissionais terceirizados e ao corpo clínico do Hospital Regional São Paulo, que não medem esforços para cumprir com a nossa missão de estar ‘A Serviço da vida’”.

Lunkes relembrou ainda a importância da atuação dos representantes políticos, independente da sigla partidária, para a obtenção de recursos que são indispensáveis à manutenção do hospital. Destacou ainda a gratidão do HRSP em receber a homenagem. “Reafirmo nossa gratidão à esta casa legislativa pela homenagem, em especial ao vereador Vilson Piccoli, que propôs esta ação. Iniciativas como esta lançam luz sobre tudo de bom que se faz na nossa instituição e da criteriosa gestão de saúde que desenvolvemos. Muito obrigado!”, finalizou.   

Os vereadores que utilizaram a tribuna parabenizaram a família Hospital Regional São Paulo pelos 45 anos de atividades que beneficiam todo o Oeste Catarinense. Também estiveram presentes na homenagem, colaboradores do HRSP, representantes da ASSEC e Irmãs Franciscanas.
Veja algumas fotos da homenagem:

Homenagem 45 anos de HRSP
Conheça um pouco da história do HRSP

O Hospital Regional São Paulo surgiu da iniciativa de um grupo de xanxerenses, que formaram a Sociedade São Paulo. O grupo, já na década de 1960, planejou construir um hospital que possibilitasse atender os habitantes da cidade e da região. Após anos de trabalho e contribuição, em 1973 a Sociedade São Paulo concluiu a obra física, porém ainda havia a necessidade de equipar o hospital, e efetuar a contratação de funcionários e médicos para iniciar o atendimento à comunidade. Foi então que a entidade decidiu efetuar a doação do Hospital para o Governo do Estado de Santa Catarina.

O Estado então procurou a Associação Educacional e Caritativa (ASSEC), das Irmãs Franciscanas Missionárias de Maria Auxiliadora, para que a entidade assumisse a gestão do Hospital. O acordo entre o Governo e a ASSEC, foi firmado em 14 de dezembro de 1973. O poder público se comprometeu em disponibilizar os equipamentos básicos ao Hospital, para que a gestão passasse a ser exercida pela ASSEC.

O início do ano de 1974 foi marcado pelo trabalho intenso das Irmãs Franciscanas no Hospital, quando cuidaram desde a limpeza do prédio, que estava fechado após conclusão da obra, até a montagem e organização de todos os equipamentos e materiais que seriam necessários para a abertura da instituição.

Trabalharam na instituição as seguintes religiosas:
  • Ir. Ancila Possap - primeira diretora geral (em memória);
  • Ir. Assunta Lovera, conhecida como Ir. Lurdete - segunda diretora geral;
  • Ir. Neusa Lúcio Luiz - atual diretora geral;
  • Ir. Vitália Rodigheri (em memória);
  • Ir. Delminda Lara Cardozo (em memória);
  • Ir. Maria Etelvina Lombardi, conhecida como Ir. Glorisse;
  • Ir. Sueli Wardenski;
  • Ir. Mercedes Cella
  • Ir. Loreni Gomes;
  • Ir. Clarice Both.
  • Ir. Cleudes Tosatti;
  • Ir. Rosângela Cenci;
  • Ir. Rita Luiza Gapski;
  • Ir. Lúcia Barrionuevo;
  • Ir. Silvani Silveira;
  • Ir. Dorilde Terezinha Magri;
  • Ir. Roselane Gonçalves;
  • Ir. Francinice Silva,
O atendimento ao público iniciou no dia 22 de abril de 1974, porém a inauguração oficial aconteceu somente em 19 de julho, por ocasião da visita do então governador do Estado, Dr. Colombo Sales, ao município de Xanxerê.

Já nos primeiros meses de atendimento, em 1974, o hospital mostrou a importância que representaria para a região: foram mais de 1.700 atendimentos, incluindo cirurgias gerais, cirurgias pediátricas e cesarianas, casos de emergência, exames laboratoriais, exames de Raio X e atendimentos ambulatoriais. Na década de 1970, essas estatísticas representavam um grande diferencial na qualidade de vida dos habitantes de Xanxerê e de toda a Amai.
logo_footer.png
Rua Celestino do Nascimento, N. 373
Xanxerê - SC | CEP: 89820-000
+55 049 3441-7777
falecom@hrsp.com.br

Diretor Técnico Responsável:
Dr. Mário A. Marques
CRM/SC 7544 | RQE 2866
© Copyright 2024 Hospital Regional São Paulo. Todos os direitos reservados.