Free cookie consent management tool by TermsFeed
Horários de Visitas
Ouvidoria
Contate-nos

Imprensa

Direção apresenta HRSP e Casa de Acolhida em encontro de saúde na Colômbia

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 
A direção e gerências do Hospital Regional São Paulo, de Xanxerê, participaram este mês de um encontro em Cartagena, na Colômbia, onde apresentaram sobre o hospital e, também, sobre a Casa de Acolhida Santa Bernarda, que hospeda acompanhantes de pacientes do HRSP. O encontro reuniu religiosas, médicos e gestores de instituições de saúde onde há atuação das Irmãs Franciscanas Missionárias de Maria Auxiliadora em três países: Brasil, Colômbia e Equador.

O I Encontro de Saúde procurou compartilhar experiências que são bem-sucedidas nos quatro hospitais da congregação, além de bons exemplos de ações em projetos desenvolvidos pelas irmãs franciscanas em outras instituições de saúde. “ Ficamos muito felizes em ver que o nosso projeto da Casa de Acolhida Santa Bernarda foi tido como referência e ao fim do encontro, uma das metas estabelecidas é que as demais instituições também adotem ações de acolhimento aos acompanhantes que necessitem”, explica a diretora geral do HRSP, Ir. Neusa L. Luiz.

Além disso, o exemplo de gestão do HRSP, que une o trabalho das religiosas com o de profissionais leigos da comunidade, também foi apontado ao fim do encontro como um dos pontos positivos a serem adotados em outros projetos. Ainda segundo a diretora geral, o encontro propiciou bastante aprendizado, especialmente sobre a espiritualidade apresentada por outros grupos, que pode agora ser usada como referência na instituição xanxerense.

A gerente de atendimento, Fabíula Cichelero, frisa que a experiência contribui para ampliar o olhar da saúde e da humanização do cuidado. “Foi uma experiência profissional e pessoal muito grande. Poder estar com pessoas de outros países, da congregação e leigos, trocando experiências de vida e trabalho é muito gratificante. Além de contribuir para um novo olhar da saúde, tanto no coletivo como individual e pensar de forma humanizada este novo caminhar”, comenta.


Visita a Hospitais Colombianos

Na Colômbia, aproveitando a viagem, os representantes do HRSP realizaram duas visitas técnicas em instituições de saúde das Irmãs Franciscanas Missionárias de Maria Auxiliadora: a Clínica Assunção, em Barranquilla, e a Clínica Madre Bernarda, em Cartagena. Além de conhecer a estrutura física, uma reunião com as direções de cada instituição oportunizou a troca de experiências.

“A clínica Assunção é um hospital de grande porte, referência para toda aquela região em oncologia, neurologia e cardiologia. Tivemos a oportunidade de conhecer essa outra realidade e trocar experiências com os profissionais. Em Cartagena, pudemos conhecer a Clínica que leva o nome de Santa Bernarda, e a cidade toda tem uma energia muito forte, em função de ser o local onde Santa Bernarda atuou. Além da oportunidade de trocar vivências no encontro com mais de 50 profissionais que realizam trabalhos nesses países onde as irmãs estão presentes”, frisa o diretor administrativo, Fábio Lunkes.

Outros espaços visitados pela comitiva foram um Residencial para Idoso (estrutura semelhante a de Lares de Idosos no Brasil), o Santuário de Santa Bernarda, em Cartagena, e a Casa Geral da Congregação, em Bogotá, onde ocorreu um encontro com a Madre Geral, Ir. Maria Elisa Hincapié, e as demais irmãs que compõem o Conselho Geral.

"Vivenciar o legado deixado pela Madre Bernarda foi uma experiência muito gratificante e estimulante, principalmente por presenciar relatos vivos das obras realizadas por ela. Pudemos ver tudo que ela [Santa Bernarda] significa hoje na vida de muitas pessoas, nos hospitais, casa para idosos e escolas com educação, acolhida, tratamento e cura. Sem dúvida foi importante para a resignificação de muitos conceitos de vida e de espiritualidade”, finaliza a gerente de enfermagem, Michele Suzana Fernandes.

Encontro de Saúde na Colômbia

logo_footer.png
Rua Celestino do Nascimento, N. 373
Xanxerê - SC | CEP: 89820-000
+55 049 3441-7777
falecom@hrsp.com.br

Diretor Técnico Responsável:
Dr. Mário A. Marques
CRM/SC 7544 | RQE 2866
© Copyright 2024 Hospital Regional São Paulo. Todos os direitos reservados.