Free cookie consent management tool by TermsFeed
Horários de Visitas
Ouvidoria
Contate-nos

Imprensa

Hospital Regional São Paulo busca credenciamento como Hospital Ensino

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Primeiro passo foi a implantação do Programa de Residência Médica em Cardiologia

Um evento nesta segunda-feira (11), no Hospital Regional São Paulo (HRSP), de Xanxerê, apresentou aos colaboradores e à comunidade o trabalho que busca credenciar a instituição como Hospital Ensino (HE). O primeiro passo dado pelo HRSP foi a formalização de uma parceria com a Unochapecó e a Universidade Federal Fronteira Sul (UFFS), implantando o Programa de Residência Médica em Cardiologia.  Os reitores das duas instituições participaram do evento, assim como profissionais que atuam nos cursos de graduação da área da saúde nas duas universidades.

Um Grupo de Trabalho foi formado com profissionais do próprio hospital, da Unochapecó e da UFFS, com o objetivo de já implantar as mudanças necessárias para o credenciamento, que é feito junto aos Ministérios da Saúde e da Educação. Hospitais Ensino são estabelecimentos de saúde que servem de campo para a prática de atividades de ensino na área da saúde e que são certificados para isso. O credenciamento proporciona melhorias da qualidade da atenção à saúde, do ensino, da pesquisa e da gestão, o que beneficia as instituições de saúde que recebem os profissionais recém-formados, as universidades e a própria comunidade em torno dos HE.

grupo-de-trabalho.jpg
O processo para a certificação é moroso, conforme explica o diretor administrativo do HRSP, Fábio Lunkes, por isso não há como estabelecer uma data para a certificação. Há hospitais da região que aguardam há cinco anos, porém a instituição espera que a tramitação seja o mais breve possível. Há uma legislação vigente, a Portaria Interministerial MEC/MS nº 285, de 24 de março de 2015, que determina as exigências do Programa de Certificação de Hospitais de Ensino e o HRSP já trabalha para se enquadrar nas exigências.

O certificado de HE pode facilitar para o Hospital Regional São Paulo a conquista de um outro sonho: o título de Centro de Referência em Cardiologia. “Além de trazer conhecimento e estruturação para o hospital, o credenciamento também vai possibilitar trazer novos serviços. Como HE, o nosso hospital conseguiria se credenciar como Centro de Referência em Cardiologia, já que só existe um no Estado, em São José. Essa estruturação vai permitir trazer serviços que atualmente só são ofertados somente naquela instituição, facilitando o acesso da população, que hoje precisa se deslocar até a unidade”, argumenta Lunkes.
aula-inaugural.jpg

Residência Médica

O evento da segunda-feira (11) marcou ainda a aula inaugural do programa de Residência Médica em Cardiologia do HRSP. Os residentes Daiana Dambroso (que ingressou na instituição em 2018), Rodrigo Martini Borbolato e Marcos Antonio Batista Vieira (que ingressaram no programa em 2019), atuarão por dois anos no hospital, sob supervisão da médica cardiologista Marinês Bertolo Peres.

residentes-site.jpg
A expectativa é para que no próximo ano o HRSP disponibilize vagas também para a Residência Médica em Clínica Geral, que é um dos requisitos do Ministério da Saúde para o credenciamento como HE. Para o reitor da Unochapecó, Claudio Alcides Jacoski, a parceria entre as instituições traz muitos benefícios. “É muito importante porque dá outras condições para a instituição no que se refere à captação de recursos e da ampliação dessa parceria. O ganho é recíproco porque oferecemos capacitação, melhoria nos processos internamente, o trabalho feito pelos residentes e temos os alunos dos cursos de graduação que aqui estão fazendo seu internato. É uma forma que nós, enquanto instituição, entendemos ser necessária para melhorar a saúde da nossa região”, comenta Jacoski.

A opinião também é compartilhada pela Universidade Federal da Fronteira Sul. A instituição tem um curso de medicina relativamente novo na região, com apenas quatro anos de atuação, porém já sente a necessidade de ampliar o campo de trabalho para os acadêmicos. “Essa parceria vai ampliar os campos de trabalho para acadêmicos e profissionais. Mas também a comunidade vai ganhar, pois em todo esse processo teremos também a ampliação de ambulatórios, um intercâmbio de estudantes e profissionais e oportunidades para atingir essa demanda reprimida de pacientes que precisam de outras especialidades”, expõe a vice coordenadora do curso de medicina da UFFS, Gabriela Gonçalves de Oliveira.

 

Evento Hospital Ensino
logo_footer.png
Rua Celestino do Nascimento, N. 373
Xanxerê - SC | CEP: 89820-000
+55 049 3441-7777
falecom@hrsp.com.br

Diretor Técnico Responsável:
Dr. Mário A. Marques
CRM/SC 7544 | RQE 2866
© Copyright 2024 Hospital Regional São Paulo. Todos os direitos reservados.