Free cookie consent management tool by TermsFeed
Horários de Visitas
Ouvidoria
Contate-nos

Imprensa

Profissionais do HRSP participam de cursos sobre Doação de Órgãos

Avaliação do Usuário: 5 / 5

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 
Profissionais da medicina, enfermagem, psicologia e serviço social do Hospital Regional São Paulo (HRSP) participaram na última semana de três cursos com foco na Doação de Órgãos. As capacitações foram ofertadas pela Central Estadual de Transplantes (CET/SC) e ocorreram em Chapecó, nos dias 31 de janeiro e primeiro de fevereiro.

Conforme a coordenadora da Comissão Hospitalar de Transplantes do HRSP, Maryellen Cazeraghi, o primeiro curso tratou sobre determinação de Morte Encefálica e foi direcionado para capacitar profissionais médicos para realização do protocolo para diagnóstico de Morte Encefálica, assim como determina a Resolução do Conselho Federal de Medicina. “Até então no HRSP contávamos com quatro médicos capacitados para realização deste protocolo. Agora contamos com mais quatro profissionais médicos que participaram do curso”, explica.

O segundo curso, sobre o processo de doação de órgãos, contou com participação mais expressiva, com 25 profissionais da entidade. A capacitação repassou noções básicas sobre todo o processo de doação de órgãos, desde a identificação do potencial doador até a confirmação do diagnóstico de morte encefálica e entrevista familiar para doação de órgãos, quando possível, mediante avaliação de critérios clínicos do potencial doador.

Por fim, parte da equipe participou do curso sobre comunicação em situações críticas. “O curso foi voltado à necessidade de melhor preparar os profissionais de saúde para a comunicação de situações críticas aos pacientes e seus familiares, bem como instrumentalizar os profissionais de saúde para oferecer a oportunidade de doação de órgãos e/ou tecidos de potenciais doadores falecidos”, explica Maryellen.
Cursos Doação de Órgãos
logo_footer.png
Rua Celestino do Nascimento, N. 373
Xanxerê - SC | CEP: 89820-000
+55 049 3441-7777
falecom@hrsp.com.br

Diretor Técnico Responsável:
Dr. Mário A. Marques
CRM/SC 7544 | RQE 2866
© Copyright 2024 Hospital Regional São Paulo. Todos os direitos reservados.