Free cookie consent management tool by TermsFeed
Horários de Visitas
Ouvidoria
Contate-nos

Imprensa

Estresse e ansiedade são temas de palestra aos colaboradores do HRSP

Avaliação do Usuário: 5 / 5

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 
Todos os meses colaboradores do Hospital Regional São Paulo – ASSEC, de Xanxerê, participam de palestras com temas variados e que tragam contribuições ao dia a dia de cada profissional. Na terça-feira (06) o tema abordado foi “Estresse e Ansiedade”, com palestra ministrada pela psicóloga Karise Woiciechoski. Foram 40 minutos de aprendizado e descoberta sobre o assunto.

Segundo a psicóloga, o estresse e a ansiedade acabam refletindo no sistema imunológico e abrindo portas para o adoecimento físico. “A gente sabe que o sistema imunológico fragilizado dá margem para várias doenças. Temos a comprovação científica que muitas doenças têm uma origem somática. No sentido psicológico, além de uma condição de sofrimento, uma pessoa que não conduz o estresse ou a ansiedade de forma adequada vai ter dificuldade de viver o momento, ela sai do estado ‘agora’ e vai para o ‘futuro’, sofrendo com problemas que não existem”, explica.

Karise frisa ainda que é impossível viver sem estresse e sem ansiedade, porém existem ferramentas para conseguir conduzir esse estado sem trazer tantos sofrimentos e condições de adoecimento. “Tem formas de pensar, sentir e perceber o mundo que acabam fazendo com que sejamos mais propensos a sermos mais ansiosos e estressados. As situações muitas vezes não conseguimos mudar, mas se identificarmos o nosso modo estressante de pensar e agir vamos conseguir manejar de uma forma mais equilibrada”, destaca.

A profissional orienta que é fundamental o autoconhecimento, assim como a ressignificação de crenças: “a forma da pessoa interpretar o mundo faz com que os estímulos sejam mais ou menos estressantes. Se conseguirmos nos conhecer e identificarmos nossa forma de pensar, avaliar e perceber o mundo, vou conseguir olhar para uma mesma situação com ângulos diferentes e ela vai ser mais tranquila”. No dia a dia ainda há ações simples que podem ajudar como a prática de atividade física, o contato com a natureza e a meditação.

A palestra, que ocorreu nos turnos matutino e vespertino, faz parte da programação da Gerência de Atendimento do Hospital Regional São Paulo e foi organizada pelo
logo_footer.png
Rua Celestino do Nascimento, N. 373
Xanxerê - SC | CEP: 89820-000
+55 049 3441-7777
falecom@hrsp.com.br

Diretor Técnico Responsável:
Dr. Mário A. Marques
CRM/SC 7544 | RQE 2866
© Copyright 2024 Hospital Regional São Paulo. Todos os direitos reservados.