Free cookie consent management tool by TermsFeed
Horários de Visitas
Ouvidoria
Contate-nos

Imprensa

Saiba identificar os sintomas de infarto em mulheres

Avaliação do Usuário: 4 / 5

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela inativa
 

Dor forte no peito que irradia para o braço esquerdo é o sintoma mais conhecido do ataque cardíaco. Mas em mulheres, nem sempre essa manifestação aparece quando ocorre um infarto. Na verdade, os sinais podem ser confundidos com outras doenças cotidianas. Por isso, é preciso atenção para reconhecer os indícios de um problema no coração e procurar imediatamente o pronto-socorro.

Para entender melhor o que pode apontar para um ataque cardíaco, é importante entender os sintomas típicos e atípicos do infarto em mulheres.

 

Sintomas típicos - Dor ou desconforto na região peitoral em forma de aperto, podendo irradiar para o braço esquerdo, as costas e o rosto. A dores ocorrem acompanhadas de suor frio, palidez, falta de ar e sensação de desmaio.

 

Sintomas atípicos - Dor no abdome, semelhante a dor de uma gastrite ou esofagite de refluxo; enjoo; e mal-estar geral, além de cansaço excessivo, sem causa aparente.

 

Ataque cardíaco

O infarto do miocárdio, ou ataque cardíaco, acontece quando um coágulo bloqueia, de forma súbita e intensa, o fluxo sanguíneo para o coração. Sem sangue, a artéria perde oxigênio e morre. Em 2017, foram notificados 91,8 mil óbitos por infarto no Brasil.

A principal causa do infarto é a aterosclerose, que é o acúmulo de gorduras, colesterol e outras substâncias nas paredes das artérias e dentro delas. Na maioria dos casos, o infarto ocorre quando há o rompimento de uma dessas placas, levando à formação do coágulo e interrupção do fluxo sanguíneo.

Mulheres que fazem parte do grupo de risco devem ter mais atenção aos sintomas, inclusive aos atípicos. No público feminino, o risco de sofrer um infarto é maior entre determinados grupos:

 - Sedentárias;

- Pessoa com diabetes;

- Hipertensas;

- Obesas;

- Fumantes;

- Com colesterol alto;

- Com histórico familiar de infartos;

- Com mais de 55 anos de idade.

 


Com informações de Blog da Saúde/ Ministério da Saúde
Imagem: © stock.adobe.com

 

 

logo_footer.png
Rua Celestino do Nascimento, N. 373
Xanxerê - SC | CEP: 89820-000
+55 049 3441-7777
falecom@hrsp.com.br

Diretor Técnico Responsável:
Dr. Mário A. Marques
CRM/SC 7544 | RQE 2866
© Copyright 2024 Hospital Regional São Paulo. Todos os direitos reservados.